• ACESSO RESTRITO
Atividades

Atividades

Idealizada com a intenção de favorecer a formação do aluno do Baby I ao Infantil II, a programação envolve atividades variadas, destinadas a promover os desenvolvimentos físicos, intelectuais e emocionais, incluindo todas as disciplinas, visando a socialização, a prática do pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se através de estudos dirigidos de investigação da realidade iniciando-se com a exploração da escola (espaço físico e função dos funcionários) e segue de acordo com os interesses e necessidades do aluno nas seguintes áreas de

Alfabetizar e Letrar

Orientamos o aluno a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a opinião e os desejos das pessoas com quem convive, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, dando oportunidade para que estabeleça vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo ainda mais a autoestima destas e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão.
 
Promovemos a familiarização do aluno com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário; escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor de acordo com seu nível de escolaridade; interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional; reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

Ciências Sociais e Naturais

Estimular o aluno para: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias; estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se encontram, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

Privilegiamos as buscas, as invenções, os questionamentos e todas as trocas voltadas ao fazer científico.

Noções Lógico-Matemáticas

São construídas com base nas relações que o aluno faz entre todos os tipos de objetos, eventos e ações, identificando as semelhanças e as diferenças entre eles, classificando, ordenando e seriando. Ele aprende a operar e registrar quantidades, a solucionar situações-problema, sempre de forma espontânea, usando a linguagem matemática.

Tecnologia Educacional

A integração da tecnologia como mais um instrumento a ser utilizado nas atividades, tem como objetivo complementar os assuntos tratados em sala de aula.
As atividades são elaboradas pela Coordenadora Pedagógica e são aplicadas pelas professoras titulares, através da utilização de IPAD´s. As atividades propostas, respeitam uma ordem crescente de dificuldade, possibilitando ao aluno passar da organização para a estruturação.  

Inglês
 
Alunos da Educação Infantil têm aulas de inglês diariamente. A meta é a proficiência no idioma. Em parceria com a Simple Bilingual Education, as aulas não são de inglês, mas em inglês ministradas diariamente pelo professor especialista em Educação Infantil e formação na área de letras e língua inglesa. As atividades são planejadas estimulando as percepções auditiva, visual e cinestésica com vistas no desenvolvimento esperado para cada faixa etária, utilizando a língua inglesa como ferramenta de comunicação nas diferentes áreas do conhecimento.
  
Arte Visual/Plástica/Musical
 
São atividades implícitas em todas as áreas e assuntos, sendo que, nas atividades visual/plástica, o importante é garantir que, ao lidar com elementos de livre criação, o essencial seja o “fazer por prazer”. Experimentando, o aluno percebe que existem dificuldades, mas que podem ser superadas. Esse exercício promove seu desenvolvimento global, o gosto estético, o interesse pelas atividades, a compreensão e a comunicação.
Através de materiais diversos e tendo em vista que as aulas de Artes não visam a formação de artistas, nem a valorização de resultados finais, mas o desenvolvimento da inteligência criadora crítica e expressiva do aluno, o professor terá grandes recursos para promover atividades como: desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem, impressão, construção, dobradura, etc.

O desenho infantil é uma expressão de linguagem própria da criança que utiliza sinais gráficos do seu mundo. A pintura desenvolve a coordenação motora, o senso rítmico, a percepção de cores, formas, textura, através do uso das mãos e desenvolvimento da criatividade. Nas atividades, com variações, podem ser usados temas infantis, históricos, científicos e os elementos usados podem pertencer à fauna, flora, geometria e expressar movimentos, sentimentos e mensagens.

Na atividade musical, quanto maiores forem as possibilidades de manifestação, mais ampla será a liberdade do aluno vivenciar estilos, ritmos, sons, melodias e harmonia, associando também a expressão corporal com a dança, mímica, teatro, equilíbrio, sociabilidade e afetividade.
 
Educação Física
 
É fonte de ricas experiências individuais e grupais. Não se trata mais de levar os alunos somente à realização de um certo número de exercícios físicos, finalizando com uma brincadeira ou um jogo.Todo trabalho é direcionado para que o aluno evolua no domínio do seu corpo, de torná-lo cada vez mais flexível, proporcionando-lhe   maior elasticidade, destreza e agilidade. Alguns exercícios exigem a movimentação geral do corpo, envolvendo os grandes músculos do tronco, braços, pernas, pescoço, (andar, correr, chutar, etc), sendo imprescindível para a boa coordenação motora ampla que certamente colabora para a agilidade mental e emocional, podendo então encarar novos desafios motores, cognitivos, sociais e afetivos, sendo observado sempre o desempenho individual e possível de cada aluno. A apresentação dos jogos visa liberar e também canalizar a energia, fazendo com que se perceba que ele pode ser fonte de desafio e integração, desenvolvendo a autoconfiança, pois expressando seus sentimentos vai manifestar de maneira espontânea sua afetividade e agressividade, sendo orientado sempre que necessário. As aulas são ministradas uma vez por semana por professor especializado.

Lido 4055 vezes

Matrículas 2018

Conheça a nossa escola e venha fazer parte deste time de sucesso!

Bolsa Mérito 2018

Poderão realizar as provas os alunos que cursarão, em 2018, a 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio

Secretaria on-line

Solicite declarações, 2ª via de histórico escolar, matrículas de esporte, matrículas do curso integral, cancelamentos, entre outros serviços!

Inglês Diário

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Área Restrita

Calendário

Setembro 2017
D S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

QMágico

Unesco - Anglo