Menu fechado

8º ano aprende matemática financeira praticando a solidariedade

Em época de crise, é cada vez mais comum a produção e venda de doces e outras guloseimas para complementar a renda familiar ou até mesmo para driblar o desemprego. E foi para estudar e entender melhor essa dura realidade que os alunos do 8º do Cermac participaram de um projeto bem interessante.

Divididos em grupos, os alunos escolheram uma receita de doce, pesquisaram e compraram os ingredientes (lição já aprendida com a atividade do mercado realizada no 7º ano), calcularam as quantidades e prepararam a receita para vender aos colegas do Fundamental I e II no intervalo.

Com os doces prontos, chegou o dia da venda. A montagem das bancadas, o controle do caixa e até a divulgação para os colegas ficou por conta dos alunos. Ao final, eles fizeram a soma de tudo que foi arrecadado, deixando o dinheiro sob custódia do Colégio. Na aula de matemática financeira é que eles aprenderão a calcular o lucro ou prejuízo de suas vendas.

Solidariedade

Finalizada a parte da matemática, entrou em cena a solidariedade. Toda a verba arrecadada pelos alunos na venda dos doces será revertida para instituições auxiliadas pelo Cermac. Sempre que possível, representantes da turma do 8º ano acompanham a doação dos itens comprados com o dinheiro da venda dos doces.

Além da verba arrecadada, cada aluno doou um pouco do seu dinheiro – investido nos ingredientes dos doces – e muito do seu tempo – na preparação dos doces e no esforço para o sucesso das vendas.

Os alunos do 8º ano saem desta empreitada felizes por terem ajudado o próximo e sabendo, na prática, como calcular o lucro ou prejuízo de uma atividade. Essa foi a vivência dos alunos do 8º ano para aprender matemática financeira. O propósito mais importante, no entanto, foi outro: ajudar o próximo.

{gallery}vendadedoces2016{/gallery}

Política de Privacidade e Cookies