“Eu, o outro e o mundo”
Há mais de dez anos, preocupados com a participação da família no processo educacional, iniciamos uma prática semanal chamada “Amor, carinho e afeto”, em que textos de diferentes temas eram enviados para casa com a proposta de serem discutidos pela família durante o final de semana.
O retorno surpreendente dos alunos e a necessidade de maiores discussões e ampliação dos temas resultou em um espaço organizado na grade curricular e orientado por profissional especializado. Ao longo dos anos outros temas e propostas foram surgindo como a preocupação com a reciclagem e o meio ambiente, e o projeto “Sou solidário”, que visava assistir instituições sociais.
Assim, em 2012, surgiu o projeto CRS, que organizava e trazia novas perspectivas ao trabalho da formação de valores no processo educacional de nossos alunos. O CRS é um projeto que visa trabalhar com as questões afetivas e de socialização do aluno, promovendo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e favorecendo na formação de um indivíduo ético, consciente e atuante para uma relação harmoniosa e saudável de convivência consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente.
Diante desta preocupação inicial, o programa elegeu três temas centrais para desenvolver: Cidadania, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
A formação da cidadania se faz, antes de qualquer coisa, pelo seu exercício: aprende-se a participar, participando. Portanto, este projeto parte da realidade escolar, elegendo métodos e atividades nos quais o aluno pode opinar, assumir responsabilidades, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as consequências de seus atos. Um fazer conjunto na cumplicidade entre aprender e ensinar.
Este projeto envolve toda a comunidade escolar, está presente como tema transversal das disciplinas ministradas no contexto escolar. E possui um programa sistematizado em formato de aula, fazendo parte da grade curricular como disciplina complementar às aulas de Filosofia no Fundamental e as aulas de Oficina de Linguagem na Ed. Infantil.
Envolvendo professores, alunos e demais funcionários, o CRS parte do trabalho de discussão, sensibilização e conscientização para promover atividades práticas de sustentabilidade e ações sociais.
Acreditamos que os valores e aspectos éticos se formam através de um processo de aprendizagem e que este trabalho é de natureza complementar à educação familiar.
Campanhas de Sustentabilidade
Em vários momentos na sala de aula oferecemos situações de reflexão sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente. Assumindo responsabilidades em relação a diversos temas ligados ao cotidiano como o cuidado com os seres vivos, a água, os alimentos, a energia, as mudanças climáticas, o lixo.
Para além da reflexão partimos para ação com algumas campanhas:
• Posto de coleta pilhas e baterias.
• Posto de coleta de óleo em parceria com o Instituto Triângulo, revertendo em pedras de sabão para doações.
• Reaproveitamento do papel entre funcionários e para doações
• Seleção do lixo (reciclável e não reciclável) em parceria com a prefeitura.
• Horticultura e Jardinagem.
Campanhas Solidárias
Quando pensamos em ações sociais não estamos apenas pensando em Filantropia, mas também em uma questão ética e moral que estabelece que um comportamento só é bom e aceitável se for bom e aceitável para os outros também, ou seja, um cidadão deve comportar-se de maneira a preservar o interesse de sua comunidade, de seu grupo.
Estas ações levam os envolvidos a refletir sobre a necessidade do outro, despertando um comportamento socialmente responsável. Há uma transformação ao notar o outro e a necessidade deste, como já afirmou o psiquiatra José Ângelo Gaiarsa: “só existo a partir do momento que sou notado “
Instituições que já foram assistidas pelo Projeto CRS
ASA – Associação Santo Agostinho
Lar Santo Alberto
PIVI
NSL – Recanto Guanella
COTIC
FIC
Lar Tia Maria
Casa de Amparo Tia Marly
ALIVI
Creche Santo Expedito
Lar Mãezinha
ONG – Victórias pela vida.
Lar Elzinha
Comunidade Nhocuné Zona Leste
Creche Lauzane Paulista
Tribo Kariri Xocó
Comunidade Sítio Joaninha no ABC
Natal de rua da AKCM