A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Esta decisão surge a partir do reconhecimento, pelos líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que um turismo “bem concebido e bem gerido” pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a criação de emprego e desenvolvimento do comércio, a promoção de uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo e a conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações.
É importante lembrar também, que a UNESCO dedica períodos mais longos para temas especialmente relevantes. É o caso da Década Internacional dos Afrodescendentes, que teve início em 2015 e se estenderá até 2024. O Brasil é um dos países com maior contingente de afrodescendentes do planeta, o que torna oportuno e necessário trabalharmos sobre essa perspectiva. Até porque, em âmbito global, a UNESCO vem conferindo grande centralidade aos projetos que apoiam o desenvolvimento da África.
E, finalmente, é importante saber que será desenvolvido um projeto internacional relacionado às mudanças climáticas, cujo maior objetivo é provocar uma grande mobilização global, visando desenvolver boas práticas no campo da educação para o enfrentamento dessas mudanças, e deverá ser um dos nossos principais focos.
Ao decorrer do ano letivo desenvolveremos projetos efetivamente transformadores, interdisciplinares e mobilizadores, que envolverão a comunidade, cujos resultados serão apresentados na Mostra Cultural.