A Mostra de Ciências e Cultura 2014 será pautada no Projeto UNESCO 2014: Aprendizagem intercultural: educação para desenvolvimento sustentável
Introdução
Reconhecer outra cultura é mais do que visitar e descobrir os encantos e os estranhamentos que o diferente possa suscitar. É compreender, aceitar e por vezes até incorporar um hábito do outro. Trata-se de um desafio, pois é um exercício de respeito enorme, sobretudo ao que de tão incomum, poderia até ofender, se pautado exclusivamente na própria referência do sujeito que se dispôs a interagir com o novo. Exige uma prática cotidiana sem juízo de valor, para que todos os povos possam se desenvolver de forma sustentável.
Desenvolvimento Ed. Infantil
A Educação Infantil concentrará os trabalhos pautados na interação com a América do Sul. As habilidades desenvolvidas durante o Projeto propiciarão ao aluno a competência de identificar situações-problemas, sendo capaz de planejar e implementar novos caminhos e soluções, além de ampliar seu repertório cultural e conhecimento de mundo.
Baby I
O Baby I destacará na América do Sul as brincadeiras infantis que estão presentes na cultura da Bolívia, Colômbia e Ilhas Malvinas, vivenciando-as no cotidiano escolar e comparando-as com as brincadeiras brasileiras.
Bolívia – principais brincadeiras – Thunka ; Carretilla; Enchoque; Sortija
Colômbia – Principais brincadeiras: Pare; Futebol – destaque para Copa do Mundo – através das bandeiras com enfoque nas cores e formas.
Ilhas Malvinas – A pesca é a atividade mais executada na ilha. Peixes e lulas compõem o restante das exportações. Destaque para o Jogo da pesca com abordagem na fauna marinha da região.
Na Semana Indígena o destaque será para tribo Guarani, uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. Enfoque na agricultura de subsistência (mel do mato, palmito, banana, mandioca, milho e feijão) e a produção de artesanatos, cerâmicas, tecelagens, arcos e flechas para a caça e pesca.
Baby II
Destacará a dança e música em sua viagem pela América do Sul, passando pelo o Paraguai, Uruguai e Chile. No Paraguai, harpa e a viola que serão vivenciados nas aulas de música e em diálogo com movimento e arte ressaltarão como danças a Polca, Dança da garrafa. Assim como o Paraguai, o Uruguai tem cultura marcantemente europeia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. O enfoque na dança será no Tango e na música tambores, a Milonga e a Murga muito utilizada no Carnaval, comparando com nossa cultura. A cueca é dança típica do Chile, também dançado em outros países, porém a principal diferença da chilena é que a música não é cantada é somente instrumentada. Na música, o guitarron; instrumento de corda parecido com o violão, a flauta de pã e a Ocarina, em seu folclore músicas como: Mapache. No Norte tem a presença na música andina (Aguila Negra), na zona central a cueca e a tonada são mais característicos nessa região. No sul tem a presença forte da influência espanhola. E na zona insular da Ilha de Páscoa receberam influências da polinésia, suas principais músicas e danças são opa-opa e sau-sau. Instalações para a Mostra de Cultura e Artes – Confecção de um balão (Cesto, bexigas, nylon, caixa de papelão, Tecido Juta etc). Globo terrestre – Fazer uma esfera com mapa dentro para as crianças conhecerem os países que trabalharemos na mostra. Utilização de material reutilizável para confecção de Harpa, Tambor e o Guitarron e um mascote com a roupa típica do Paraguai, Uruguai e Chile.
Infantil I
Partindo da localização da América do Sul no Mapa Mundi, o Infantil I destacará os pontos turísticos do Equador, Argentina, Peru e Venezuela, abordando os costume dos povos, fauna, flora e utilização dos meios de transporte utilizados nessas regiões. No Equador o destaque da pesquisa envolverá a Ilha de Galápagos, a preservação dos animais e o turismo da região. Desenvolverão senso de medida tendo como base a quantidades de água do oceano Pacífico. Confeccionarão a tartaruga, Atóbas e iguanas com atadura gessada, transformando os animais em brinquedos, destacando a sustentabilidade com a reutilização de materiais. Na Argentina destacarão a cultura do povo indígena Mapuches/Araucanos, e a cultura de pintar o corpo com utilização das tintas naturais. Salientar a pintura da Casa Rosada destacando os pontos turísticos do país. Para exposição realizaremos trabalho tridimensional para a confecção da Casa Rosada. O destaque no Peru será o ponto turístico MACHU PICCHU, construção, clima, animais que vivem e preservação, conhecer a lhama e suas características, realizar comparação com outros animais, destacar a tecelagem na cultura e subsistência da região. Na Venezuela, o destaque será o Parque Nacional da Canaima envolverão discussões sobre o meio ambiente, valorizando o desenvolvimento sustentável e a preservação pelos turistas.
Infantil II – América Latina / Culinária / Alimentos
Objetivando conhecer outras culturas e conscientizar sobre as questões do nosso planeta, o Infantil II abordará os biomas brasileiros dialogando com outros países como Suriname e Guiana enfatizando alimentos, cultura, fauna e flora. Farão receita com cacau (Páscoa – chocolate). Desenvolverão atividades com as bandeiras destacando cores e formas; para exposição: barraca montada com folha de bananeira/ Bandeira do Brasil/ Fotos das crianças experimentando e fazendo o prato. Abordarão sobre a questão do mangue/ Floresta Amazônica e sua ligação com Suriname, Guiana Francesa e Guiana – nesta interface destacarão a culinária: Frango gado gado e as roupas típicas: Kotojakki; para exposição montarão uma instalação representando o mangue com os caranguejos/ bonecos com as roupas típicas para tirar foto. Bandeira do País. Na abordagem sobre a Guiana o foco serão tribos indígenas e a influência na culinária na utilização de frutas e mandioca, destacando a agricultura e comparando essa atividade entre os países. Para exposição: Paisagem indígena/ com os alimentos do local.
Artes – Países: Bolívia, Colômbia e Ilhas Malvinas – Escultura na barra de sabão.
Países: Paraguai, Uruguai e Chile – Pintura em vasos de barro.
Países: Argentina, Venezuela, Peru e Equador – Confecção de uma ocarina.
Países: Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname – Indumentária de carnaval.