Menu fechado

Semana da Saúde e Nutrição estimula alimentação equilibrada

Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II do Cermac participaram, de 9 a 13 de março, da Semana da Saúde e Nutrição. “O objetivo desta semana é enfatizar uma reflexão que acontece durante todo o ano buscando uma alimentação mais equilibrada”, explica Marisa Troitiño Serapompa, coordenadora pedagógica do Fundamental I.

No Cermac Baby, o trabalho é sempre realizado na prática, com vivências. Nesta semana, as crianças experimentaram diversos sentidos para assimilar novos cheiros, sabores e texturas. Também manusearam terra, usaram frutas como carimbo e fizeram atividades físicas variadas. Para finalizar a semana, participaram junto com as professoras e a nutricionista de uma deliciosa culinária, fazendo muffin e suco detox. Ao longo da semana, foi interessante observar a ampliação do paladar das crianças”, conta Andréa Pécora Milazzotto, coordenadora pedagógica do Baby.

“Fizemos também uma integração com o Projeto CRS”, lembra Andréa. “As crianças levaram para casa o suco detox em garrafinhas plásticas e pedimos que trouxessem de volta, pois elas serão utilizadas para fazermos uma horta”. Assim, além da degustação do suco, os alunos praticaram a sustentabilidade. 

Durante toda a semana, no início de cada período – manhã ou tarde – as turmas eram reunidas para um breve debate. As professoras abordavam a importância de beber bastante água, de praticar atividades físicas, de escolher bem os alimentos a serem ingeridos e ficar atento à ingestão de junk food.

A turma do 4º ano foi a responsável pela concepção de um mural interativo. Além da pirâmide alimentar, o mural dispunha de imagens que escondiam, embaixo de cada uma, informações nutricionais dos alimentos. “Eles tinham de levantar as imagens para descobrir as características de cada item”, conta Marisa. “Eles aproveitaram bastante. Enquanto esperavam os professores, sempre havia um grupinho em frente ao mural abrindo as abas e descobrindo coisas novas sobre os alimentos”.

O 4º ano fez também um diário da alimentação. Durante a Semana da Saúde e Nutrição, eles anotaram tudo que comeram em todas as refeições. Ao final, foi elaborado um gráfico para comparar com a pirâmide alimentar e verificar se eles estavam tendo uma alimentação balanceada. “É uma prática muito interessante porque detectamos hábitos alimentares que acabamos nem percebendo no dia a dia. E, assim, fazemos uma reeducação alimentar”.

Os alunos do Período Integral fizeram um estudo longitudinal. No primeiro dia da Semana, eles se pesaram e, a partir do resultado, analisaram – junto às professoras e à nutricionista – quais os alimentos mais adequados, como poderiam melhorar a alimentação e quais atividades físicas poderiam praticar.

A Semana da Saúde e Nutrição foi encerrada com um grande lanche coletivo saudável. “Cada aluno trouxe para a escola um tipo de alimento. A equipe do Cermac preparou uma mesa e, baseado em toda a reflexão da semana, cada aluno montou o seu próprio lanche”, lembra Marisa.

No Ensino Fundamental II, além da reflexão sobre a alimentação de cada um, são abordados também a higienização e o preparo dos alimentos. Os alunos do 6º ano fizeram apresentações, para todos os alunos do Fundamental II, – na forma de slides e vídeos – nos quais falaram sobre a importância da água para a alimentação, a quantidade de água nos alimentos e o uso da água para preparo dos alimentos e sua higienização. Tudo baseado em pesquisas realizadas por eles.

O 7º ano está participando de uma pesquisa com alunas de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. O projeto chama-se Programa de Orientação Alimentar e consiste em observar os hábitos alimentares dos alunos do Cermac. A primeira parte aconteceu na Semana da Saúde e Nutrição. As alunas de Nutrição ofereceram um café da manhã completo aos jovens do Cermac – com frutas, sucos e também alimentos menos saudáveis como bolos com cobertura e refrigerante. Tudo foi observado. Os alunos do Cermac tiveram ainda de responder um quiz para ver o nível de conhecimento a respeito dos alimentos e nutrientes. “Ao longo desse semestre, outras intervenções serão realizadas para que eles possam se adequar à alimentação saudável”, ressalta João César Baptista dos Santos, coordenador pedagógico do Fundamental II.

Os alunos do 8º ano A produziram material informativo que foi disponibilizado por toda a escola. Eles pesquisaram sobre os alimentos e escreveram informações nutricionais, benefícios e malefícios à saúde, curiosidades sobre aquele alimento, época (em caso de frutas e legumes) no verso de um papel com o formato de cada alimento. Ao passar pelo Colégios, alunos e professores puderam conferir a pesquisa e aprender um pouco mais sobre a alimentação.

Já o 8º ano B produziu pratos com alimentação saudável e não saudável feitos com massa de modelar. Eles pesquisaram o porquê dos alimentos serem saudáveis e não saudáveis e quais nutrientes existem nas suas composições. “Além de passarem a mensagem para todos nós, faz parte do conteúdo deles em Biologia”, destaca João César. 

Saúde e nutrição sempre

O Cermac realiza constantemente um trabalho de conscientização quanto aos hábitos alimentares saudáveis. Com a turma do Integral, que faz as refeições no Colégio, é fácil perceber a ampliação do paladar.

Além disso, a equipe acompanha diariamente o lanche e tem a oportunidade de convidar os alunos a experimentar coisas novas ou fazer elogios àqueles que ingerem frutas, por exemplo. 

E esse trabalho se estende às famílias. Na agenda, são colocadas dicas de como higienizar adequadamente as lancheiras e quais alimentos escolher, como montar o lanche. Tudo preparado pela nutricionista e visando sempre a saúde e o bem-estar dos alunos Cermac.

 

{gallery}saudeenutricao{/gallery}

Política de Privacidade e Cookies