O Colégio Cermac acaba de receber uma importante premiação, concedida por renomadas instituições. Trata-se do Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2015 (PNGE), entregue anualmente, há sete anos, em reconhecimento às práticas educacionais que levam alunos e instituições a melhores resultados. Em 2015, o Cermac inscreveu o projeto Oficina de Linguagem, desenvolvido desde 2005 por fonoaudiólogos. “É uma honra receber uma premiação tão importante”, afirma Adriano Castanho, diretor geral do Colégio. “O Cermac destaca-se assim entre as principais instituições de ensino do país. Cumprimento e parabenizo toda a equipe que leva este projeto à frente com tanto sucesso”.
“É um projeto no qual acreditamos muito e sempre vimos resultados bastante positivos, promovendo o desenvolvimento adequado para a aprendizagem da linguagem oral e escrita”, ressalta Roberta Mardegam, diretora pedagógica do Cermac. “É muito bacana vê-lo sendo reconhecido pela comunidade educativa”.
A Oficina de Linguagem no Cermac
Desde a sua fundação, o Colégio Cermac conta com a orientação de um profissional de fonoaudiologia. Em 2005 foi criada a Oficina de Linguagem. “É um trabalho preventivo que busca identificar as dificuldades dos alunos para que seja possível uma intervenção precoce, evitando futuros problemas na aprendizagem”, explica Ana Lúcia Dúran, fonoaudióloga e coordenadora da Oficina. “O projeto é desenvolvido em três frentes: com o aluno, com o corpo docente e com a família”.
Do berçário ao 1º ano do Ensino Fundamental I, uma vez por semana, os alunos têm estimulação auditiva, da fala e da memória em sala de aula. Além disso, há um trabalho de desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e criação.
Com os educadores, é realizado um trabalho de capacitação para que eles deem continuidade ao trabalho em todas as aulas e para que observem frequentemente o desenvolvimento dos alunos.
Para a sensibilização das famílias, o Cermac propõe atividades que devem ser desenvolvidas em casa. Na Maleta da Linguagem, os alunos levam para casa jogos com regras e objetivos definidos que devem ser desenvolvidos com a família. Nestes jogos, os pais devem registrar suas percepções em uma folha específica que é devolvida à escola. Há também o Livro Viajante ou Círculo do Livro. Após leitura em casa com a família, o aluno registra em um caderno sua interpretação daquela história e, mais tarde, compartilha com os colegas em sala de aula.
O Colégio Cermac parabeniza todos os envolvidos na Oficina de Linguagem e agradece o empenho de cada um para que a educação dos nossos alunos seja cada vez melhor!
O PNGE 2015 foi organizado e oferecido pela parceria entre a Humus Consultoria Educacional, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), a Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), a Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (ABRAFI) e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN).