Os bons resultados alcançados pelos alunos do Colégio Cermac no Enem 2014 surpreenderam muita gente – mas não os próprios alunos e a equipe pedagógica da escola, que confiavam no trabalho que vinham fazendo. O Cermac conquistou o 2º lugar entre as escolas particulares da Zona Norte e o 38º lugar no ranking de escolas particulares da capital na prova de Redação, uma das mais complexas do exame, com a média de 690,95 pontos.
O salto foi expressivo em comparação ao Enem 2013, quando o Cermac ficou em 87º entre as escolas particulares da capital, e ainda mais expressivo em relação ao Enem 2012, quando o Colégio havia alcançado o 210º lugar.
A significativa melhora nas notas de redação é resultado de preparação especial organizada pela Equipe Pedagógica do colégio e também do esforço feito pelos alunos, autores de uma ou duas novas redações a cada semana.
Desde 2013, a Coordenação de Ensino Médio instituiu um planejamento exclusivo para os alunos do 2º e 3º anos. O foco são os critérios de correção de redação considerados nos diversos vestibulares e Enem. Além disso, quem faz a correção das produções são corretores especialistas, que não dão aulas para os alunos, o que assegura a imparcialidade.
Orientados por uma equipe de professores de redação, os alunos passaram a construir seus textos com mais técnica e segurança: “Os alunos produzem seus textos que, após corrigidos, são comentados pela professora de redação”, explica Jemusu Go Takano, coordenador do 3º ano do Ensino Médio, Enem e Vestibular. “As dificuldades individuais são identificadas e sanadas imediatamente”.
Além deste trabalho, o Cermac conta ainda com a parceria de uma empresa que aplica simulados de redação, faz sua correção e aponta os erros e acertos dos alunos, ajudando inclusive os professores no planejamento das ações a serem tomadas.
“Esses simulados são aplicados três vezes por ano”, diz Jemusu. “No começo, o simulado é importante para calibrar os conhecimentos dos alunos e desenvolver um plano de ações para o restante do ano”.
“Já no segundo simulado – diz o coordenador – o propósito é verificar se os alunos apresentam melhora após este período intenso de estudos. Ao final, é aplicado um último simulado, que nos mostra o aproveitamento dos alunos em relação a tudo o que propusemos fazer desde o início”.
Avanço notável
A autoavaliação dos alunos também é importante neste processo. Para Vinicius Veiga (foto à direita), que acabou de se formar no Cermac, a preparação foi fundamental
“Estudei no Cermac por sete anos e minha redação melhorou muito nos últimos anos”, diz. “Tive um desenvolvimento bem expressivo, principalmente pelo fato de praticar todas as semanas”. Vinicius conseguiu ingressar na Unicamp, mas preferiu continuar estudando para o próximo vestibular.
Já para Caio Pimentel, aluno do 3º do Ensino Médio do Cermac, o avanço significativo no desempenho dos alunos é fruto do aprimoramento da própria ação pedagógica do Colégio. “As próprias aulas de redação mudaram para melhor”, diz. “Antigamente aprendíamos a como organizar as ideias no papel. Agora, o foco tem sido construir uma redação sobre contextos diferentes, o que considero uma grande diferença”.
A imagem do Colégio também se beneficiou com os bons resultados. “O Colégio sempre teve uma boa imagem, mas não era conhecido como sendo tão forte na questão do vestibular”, conta Vinicius.
“Nesse tempo em que estudei no Cermac, houve uma mudança completa. Hoje a escola é uma das melhores da Zona Norte, com um perfil voltado totalmente para o vestibular no Ensino Médio. Quem estuda lá sabe que é puxado”, diz.