No mês de setembro, a diretora pedagógica do Colégio Cermac, Roberta Mardegam, e a mantenedora Rosa Maria Castanho (nossa querida Prô Rosa), fizeram uma visita técnica à Finlândia, com a finalidade de conhecer um dos melhores sistemas de ensino do mundo.
A viagem está vinculada ao projeto PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO). “Mais do que aprender coisas novas, tivemos a confirmação de que estamos em sintonia com o que há de melhor na educação”, diz a diretora.
Roberta afirmou que, ao compararmos, a Finlândia se destaca até mesmo dos padrões europeus de educação. O que puderam avaliar é que o país investe bastante no protagonismo do aluno, trabalhando muito a autonomia da criança.
Citou como exemplo a hora da organização dos pertences no armário. Lá é costume que os sapatos que são usados nas ruas nunca entrem em casa, nem na escola. Assim, o aluno guarda seu casaco, troca o calçado e organiza o material do dia ao chegar, sem necessidade de um adulto para auxiliá-lo. Esta autonomia também acontece na hora das refeições, das escolhas conscientes para evitar o desperdício, à limpeza e organização do refeitório. A partir daí, é possível avaliar o desenvolvimento de responsabilidade de cada um.
Um dos pontos fortes no sistema de ensino finlandês é o investimento na capacitação dos professores. Como em qualquer outro lugar do mundo, nós, do Colégio Cermac, sabemos da importância de se ter profissionais capacitados e ficamos felizes por saber que já fazemos isso com nossas equipes.
A viagem se estendeu para Paris, na França, onde visitaram a sede da UNESCO. Assistiram a uma palestra com Sabine Detzel, coordenadora internacional das Escolas Associadas – ASPNET (o PEA internacional), que certificou que elas estavam em sua própria casa, que a UNESCO é a casa de cada um de nós.
Sabine Detzel ressaltou que o Brasil é o melhor grupo de escolas associadas do mundo. Segundo ela, é o grupo mais participativo com ações e com incentivo aos alunos trabalharem os propósitos do projeto.
“Desta vez, trouxemos na bagagem a certeza de que nosso trabalho está indo na mesma direção da melhor educação do mundo”, finaliza Roberta Mardegam.
{gallery}visitaaunesco{/gallery}