Com o anúncio do novo ensino médio no Brasil, o Cermac criou uma proposta diferente e inovadora para 2018. O projeto foi testado com os alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio e aprovado!
No Cermac, o ensino médio é integral, forte e com foco no Enem e nos principais vestibulares do país. Mais que isso, o Cermac tem a preocupação de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e preparados para os desafios da vida.
Em 2018, o ensino médio terá as aulas do período da manhã com as disciplinas da matriz curricular estabelecida pelo MEC. Já no período da tarde, há muita novidade. Serão 2 tipos de projetos diferentes: as oficinas eletivas e os módulos por área de conhecimento.
As oficinas eletivas abordarão temas variados dentro das mais diversas áreas. Os alunos escolherão sua área de interesse dentro das áreas pedagógicas (aprofundamento em física, química, biologia, humanas, etc), línguas (aprofundamento em inglês e espanhol), arte e educação física. Hoje o Cermac já conta com algumas destas oficinas.
A novidade está nos módulos por área de conhecimento, onde os alunos terão contato com todas as áreas durante os dois primeiros anos – exatas, humanas, biológicas, tecnologia, entre outras-, para que tenha, assim, maior facilidade na hora da escolha do curso e da carreira que pretende seguir.
O aluno passará por todos os cursos, mas poderá escolher em que momento os fará. Além disso, todos passarão por um módulo de metodologia científica. O objetivo é que os alunos aprendam como fazer seus trabalhos, apresentações, pesquisas, seminários e a monografia (trabalho apresentado por todos na 2ª série do EM). Estes módulos serão práticos e pouco teóricos, ou seja, os alunos efetivamente farão trabalhos, pesquisas, experimentos… Tudo sairá da teoria para a prática. O sucesso deste método já foi comprovado pelos alunos em 2017.
O resultado foi excelente e os alunos surpreenderam os professores com dedicação e empenho.
E finalmente, o foco continua na produção de texto, com aulas e simulados bimestrais corrigidos por examinadores externos. O excelente resultado deste trabalho se comprova através da nota do colégio no ENEM, que sobe a cada ano, comprovando a eficácia do trabalho realizado.