Quando somos crianças, sonhamos em ser astronautas, super-heróis, princesas, mas assim que crescemos, esse assunto começa a trazer grandes preocupações e incertezas. Na verdade, para solucionar essas dúvidas, é interessante fazer a seguinte pergunta: “O que eu mais gosto? ”
Às vezes, algo que nem imaginamos pode nos ajudar a encontrar a resposta. Se por exemplo, você gosta muito de ler e escrever, sua vocação pode estar nas ciências humanas, e os cursos ideais podem ser Letras, História, Jornalismo, Pedagogia, entre outros. Ou, se tem mais facilidade com jogos de lógica, suas opções podem estar nas ciências exatas. A partir disso, o resultado será a escolha da profissão ideal para seus objetivos e gostos.
E se escolher a profissão errada?
Não existe “profissão errada”. Se por exemplo, você escolhe o curso de Arquitetura e Urbanismo e, no meio do caminho da graduação ou durante a atuação na empresa, percebeu que não lhe agrada, não há problema em fazer um novo curso, em uma nova área, e recomeçar. Mesmo que tenha sido considerada a profissão com maior retorno financeiro, de nada vale se não há gratificação em exercer o cargo almejado.
Como a família pode ajudar os jovens nas escolhas profissionais?
Observe e entenda as facilidades e vocações das crianças. A partir disso, converse e estimule com atividades relacionadas aos gostos delas. Caso não identifique, ofereça vários temas diferentes de maneira lúdica para entender com qual tema o jovem tem mais afinidade.
Como a escola pode ajudar na escolha profissional dos alunos?
A escola deve orientar cada estudante, levando em consideração suas facilidades em determinadas matérias, oferecendo simulados, propostas de atividades e trabalhando no desempenho individual até encontrar a profissão que melhor atenda a esses requisitos.
Mesmo que os jovens estejam sempre atentos às questões tecnológicas, nem sempre isso significa que eles sabem entender as mudanças no mercado de trabalho. É importante que a escola esteja sempre informando sobre as profissões em alta e o futuro, que traz consigo mudanças em diversas áreas com a ascensão da inteligência artificial no mundo.
Oferecer passeios a feiras de profissões que acontecem anualmente em várias universidades pode ser promissor para abrir portas a informações de diferentes áreas, com palestras de profissionais que já atuam na área e explicam toda a trajetória desde a universidade até a atuação na empresa. É uma atividade que, além de trazer ricos conhecimentos, ainda proporciona uma experiência diferenciada fora da escola para os alunos.
Convidar profissionais e ex-alunos que ingressaram em universidades e atuam em suas profissões, pode inspirar os estudantes a fazerem perguntas, pesquisarem e se sentirem seguros.
Como o Colégio Cermac ajuda os alunos na escolha da profissão?
O Colégio Cermac adota uma abordagem multidisciplinar e integrada, além do ensino tradicional, preparando os estudantes para os desafios do mundo profissional. Desde o início do Ensino Médio, os alunos são envolvidos em uma série de projetos e atividades extracurriculares que complementam o aprendizado em sala de aula.
O Cermac também oferece o Projeto Monografia, onde os alunos realizam pesquisas aprofundadas sobre temas de seu interesse e apresentam suas descobertas a uma banca de professores.
A combinação de disciplinas tradicionais com projetos e atividades práticas garante que os estudantes estejam bem preparados para escolher e seguir suas futuras profissões com confiança.
Conclusão
É fundamental que as escolhas profissionais sejam feitas com atenção ao propósito pessoal. Afinal, as decisões tomadas nesse período moldarão a carreira, e também a qualidade de vida durante muito tempo. Essa escolha, portanto, deve ser feita conscientemente para garantir uma vida plena.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui.