Na última semana de abril, a mantenedora do Colégio Cermac, Rosa Maria Castanho e a Diretora Pedagógica, Roberta Mardegam, participaram de mais uma visita às escolas do mundo com o grupo do PEA UNESCO – Programa de Escolas Associadas à UNESCO do Brasil. O PEA (ASPNet) tem como objetivo fundamental criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura de paz e está presente em 130 países.
A visita fez parte da Missão Pedagógica do PEA, que anualmente visita escolas associadas em diversos países, a fim de trocar experiências e conhecer diferentes formas de pensar a educação no mundo. Este ano, o evento teve início em Toronto, no Canadá, e terminou em Nova York, nos EUA.
Toronto
Em Toronto, localizada na província de Ontario, o grupo visitou os colégios David Suzuki Secondary School, Stephen Lewis Secondary School e o Pickering College, além de conhecer o Ministério da Educação.
A Suzuki School foi fundada em 2011 e é certificada como Ecoescola devido à grande preocupação com o meio ambiente. Ecoschool é um programa em Ontário que rankeia e certifica as escolas acerca das práticas em relação ao meio ambiente. A construção da escola foi toda pensada em influenciar ao mínimo o meio ambiente e ações diárias são realizadas, como o uso de plataformas digitais para aprendizagem, evitando o uso de livros.
Já a Pockering College, que conta com 450 alunos, é uma escola privada/independente e não conta com subsídios do governo. O grupo contou com a tradução de duas alunas brasileiras que estudam lá.
Chegando ao Ministério da Educação, o grupo conheceu algumas particularidades da educação no país. No Canadá, a educação é descentralizada. O país é dividido em 3 territórios e 10 províncias e não há um órgão central encarregado de estabelecer e monitorar as regras e padrões relacionados à educação no país, sendo assim, é responsabilidade das províncias e territórios e é gratuita para todos (95% dos estudantes está em escolas públicas).
Nova York
O ponto de partida em Nova York foi a visita à ONU (Organização das Nações Unidas), que foi construída entre 1949 e 1952 com projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Posteriormente, o grupo conheceu a Ross School, a Quest to Learn e a Avenues New York.
A Ross School, localizada no meio de uma floresta em East Hampton, é uma escola particular que atende alunos do mundo todo, desde a educação infantil até o ensino médio e possui uma proposta curricular inovadora, em período integral, onde as atividades em sala de aula integram artes, escrita, literatura, saúde, bem-estar e uso de tecnologia, com o incentivo à resolução de problemas, tomada de decisões e apresentação de conclusões. Uma curiosidade: toda a base curricular da escola foi desenvolvida e, posteriormente, construiu-se o prédio, atendendo todas as necessidades da proposta.
Já a Quest to Learn é uma escola pública totalmente diferente do que conhecemos. O aprendizado é todo voltado para jogos de plataformas e jogos de tabuleiro e a escola atende, principalmente, alunos com dificuldade de aprendizagem (38% dos alunos tem algum tipo de necessidade especial). Os jogos são desenvolvidos pelos próprios professores com a ajuda de designers de games.
Por fim, conheceram a Avenues New York, escola bastante elitizada e que pretendem abrir filiais no mundo todo.
A visita foi enriquecedora de diversas maneiras, pois proporcionou o conhecimento de uma cultura diferente e, principalmente, agregou novas práticas educacionais de sucesso que certamente servirão de inspiração para engrandecer ainda mais a proposta pedagógica do Colégio Cermac, a qual já vem trilhando uma formação voltada não somente para a aprovação nos vestibulares, mas principalmente para o crescimento de cidadãos preocupados com o próximo, com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, em consonância com os avanços tecnológicos.
{gallery}2018unesco{/gallery}