Baby
Todas as atividades foram pensadas com base no livro “Tudo bem ser diferente”, do autor americano Todd Parr. As turmas do Baby I e II trabalharam a temática durante um mês e aprenderam sobre respeitar as diferenças entre as pessoas. Dando vida ao livro, a escola montou um “camarim fotográfico”, no qual as crianças podiam tirar fotos com perucas, bigodes falsos e óculos que as deixavam diferentes.
Cada família também trouxe um livro para ser doado a uma instituição de caridade e participou de uma feira de livros. Ao final, os alunos receberam um certificado de “bom leitor” diretamente dos personagens de Toy Story.
Cermac Jr
Livros Infantis trabalhados:
• “Uma joaninha diferente” de Regina Celo Melo
• “ O gato xadrez” de Isa Mara Lando
• “Elmer o elefante xadrez” de David Mckee
• “Tudo bem ser diferente” de Tood Parr
• “Diversidade” de Tatiana Belink
• “O livro das cores” de Menena Cotin e Rosana Faría
Fundamental l
O 2º ano trabalhou os livros “O Segredo de Anton” e “A picnic surprise”. Eles tiveram a oportunidade de produzir seus próprios livros, que ficaram expostos e foram autografados pelos alunos durante a Manhã. Além disso, houve uma confecção de um livro gigante com os pais, que também foi exposto pela escola. Para o livro em inglês, foi feita uma oficina usando materiais recicláveis para recriar uma tartaruga, personagem do livro.
Para tratar do respeito às diferenças, a turma do 3º ano leu o livro “Quero um abraço, o que é que eu faço” e na Manhã Literária brincaram misturando as partes do corpo, coladas em caixas de papelão, representando a diversidade das pessoas. Ao final, os visitantes puderam deixar mensagens de carinho em um mural.
As crianças produziram ainda histórias em quadrinhos em inglês, para aprimorar suas habilidades textuais.
O 4º ano ofereceu atividades interativas inspiradas pelo livro “Falando pelos cotovelos”. Em três jogos, os participantes brincaram com expressões como: “cara de santo”, “cabeça nas nuvens” e “dar nó na língua”, representadas nas fotos que os alunos tiraram. Montaram frases usando emojis e jogaram mímica com expressões populares. Os alunos também proporcionaram uma apresentação bem divertida, em que representavam algumas profissões com roupas e acessórios, depois da leitura do livro em inglês “Jobs people do”.
Através dos capítulos da apostila “A morada das palavras” e “As palavras ganham vida”, os alunos do 5º ano realizaram três atividades que trabalham os termos e seus significados. Eles montaram um “Sentimentário”, com verbetes criados pelos alunos durante a aula e os significados atribuídos por eles. Os visitantes tiveram um momento de reflexão ao serem convidados a escrever palavras que remetessem a certos sentimentos ou sensações. No “Varal Poético: Abayomis” os alunos produziram, durante as aulas de história, as bonecas Abayomis e poemas representando-as, com a temática do fortalecimento e reconhecimento da identidade afro-brasileira.
A turma do 5º ano encerrou a Manhã Literária com a apresentação teatral em inglês do livro “Rio”. Os personagens foram confeccionados com sucata e, com a ajuda do professor de música, a apresentação contou com muito ritmo e samba.
Fundamental ll
Alunos do 6º fizeram, ainda, um recorte sobre o cinema mudo, trabalhando Charles Chaplin e outros produtores. Eles confeccionaram câmeras com sucata e filme de rolo com caixas de sapato. Durante a Manhã, alguns alunos vieram fantasiados de Chaplin e interagiram com visitante.
Envolvidos pelo tema da Unesco deste ano, Línguas Indígenas, os alunos do 7º e 8º anos ressaltaram a importância dos laços que a linguagem estabelece para a manutenção de uma cultura viva. Iniciaram uma pesquisa sobre diferentes etnias nas aulas de espanhol e inglês que serão apresentadas de forma mais trabalhada na Mostra Cultural. Montaram um painel com artesanato, localizando ícones dos povos no mapa mundi e representação gráfica nas respectivas linguagens. O visitante recebeu a explicação sobre as características gerais dos costumes da nação e foi convidado a participar da oficina de filtro dos sonhos, por ser uma prática comum nas etnias destacadas.
Já os alunos do 9º ano produziram o Festival do Minuto. Cada grupo teve a liberdade de escolher o recorte de filmes para depois expressar a sua interpretação de Laços. Os jovens criaram releituras destas cenas de filmes por meio de vídeos de 1 minuto de duração. Os vídeos foram exibidos e os visitantes puderam votar no seu favorito. A votação continuou aberta no Facebook do Cermac durante a semana e o vídeo ganhador foi o “Bird Box”.
Ensino Médio
Em seguida conduzidos pelos professores de português, contaram com a participação do 2º e 3º anos, além de pais, de colegas do FII e deram início a um caloroso debate. O resultado foi a troca de experiências entre gerações construindo aprendizados para todos, que levou a um pedido diretamente dos alunos: a abertura de um espaço para mais debates como o vivenciado na Manhã Literária.
Veja a galeria completa no facebook.
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