Todos os anos, a direção do Colégio Cermac participa do Encontro Nacional PEA-UNESCO – (Programa de Escolas Associadas à UNESCO do Brasil). O destino escolhido para 2019 foi a histórica cidade de Ouro Preto, Minas Gerais e o Colégio Cermac foi representado pela mantenedora, Rosa Maria Castanho.
O objetivo principal do evento é reunir os educadores das escolas associadas ao PEA-UNESCO de todo o Brasil para que possam compartilhar suas vivências, experiências, boas práticas e projetos. Além disso, os participantes têm a possibilidade de visitarem e conhecerem um pouco mais do patrimônio histórico e cultural do nosso país, que é tão diversificado. Além da presença da Coordenadora Internacional do programa, também estiveram presentes representantes do PEA- UNESCO do Japão, Angola, Cabo Verde, Espanha e Portugal.
Renomados palestrantes abordaram temas das mais diversas áreas de conhecimento, agregando ainda mais conteúdo aos mantenedores, gestores, coordenadores e equipe escolar. Muito se falou a respeito dos temas do ano de 2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas e Ano Internacional da Tabela Periódica. Temas discutidos em anos anteriores permanecem e também foram trabalhados como Aprendizagem Intercultural, Educação para a Sustentabilidade e Cultura da Paz.
Em 2019, um dos temas trabalhados pela rede foi o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Para Rosa Maria Castanho, este tema foi fundamental para o Brasil, que tem mais de duas centenas de línguas indígenas e, infelizmente, muitas delas desapareceram. Na rede PEA – UNESCO há três escolas indígenas associadas.
Rosa Maria relembra ainda a viagem da Missão Pedagógica Internacional, realizada no primeiro semestre deste ano, onde a direção visitou a Nova Zelândia e a Austrália: “Esse tema das Línguas Indígenas foi oportuno, inclusive para nossa viagem da Missão Pedagógica Internacional para a Nova Zelândia, pois nesse país a língua e cultura Maori fazem parte do currículo de muitas escolas e com obrigatoriedade no país a partir deste ano de 2019.”
O tema Ano Internacional da Tabela Periódica se mostrou uma ótima oportunidade e possibilidade de trabalho com o Ensino Médio. No Colégio Cermac, o assunto foi abordado também pela turma de 9º ano e é um dos temas da Mostra de Ciência e Cultura 2019.
A mantenedora ressaltou que escolas brasileiras estão sendo convidadas a participarem dos projetos internacionais propostos pela Coordenação Internacional nas mais diferentes áreas com maior frequência. Neste encontro, os participantes assistiram à apresentação de “O mundo na palma da mão: alunos viajam para representar a rede PEA-UNESCO brasileira”, por alunos de algumas escolas do Brasil.
Para 2020, os temas escolhidos são Ano Internacional da Saúde Vegetal/Fitossanidade, que serão abordados em todos os projetos do Cermac no próximo ano.
O evento na cidade de Ouro Preto, Patrimônio Universal, foi realmente um congraçamento de todos os participantes e um sucesso para a área educacional.
{gallery}2019PEA{/gallery}