Menu fechado

Adaptação, acolhimento e preparação marcam a volta às aulas

Do Berçário ao Ensino Médio, a volta às aulas no Cermac foi marcada por muita alegria, carinho e já com quase tudo preparado para o ano letivo de 2016. Diretores, coordenadores e professores trabalharam bastante desde o começo de janeiro para que o momento de voltar à escola fosse marcado por muitos sorrisos. E o esforço valeu a pena! Veja como foi esse retorno em cada um dos níveis da Escola.

No Berçário, respeito aos limites

No Cermac Baby, é momento de adaptação. Alguns bebês estão chegando agora. Outros já conhecem o espaço, mas estão de professora nova. Todo o processo é pensado para que cada criança receba o cuidado que precisa neste momento.

Todas as crianças podem levar à escola um objeto de transição. É um jeito de vencer a saudade de casa e da mamãe. Para os que estão começando a vida escolar agora, o principal cuidado da equipe do Cermac Baby é respeitar os limites de cada bebê.

Ao perceber que o colo da equipe já não é mais suficiente para cessar o choro, é hora de ligar para a mamãe – que deve estar bem pertinho da escola – para ir buscar o pequeno. Este cuidado é para que a criança não associe a escola a um ambiente de abandono ou solidão. Com o tempo, os pequenos vão adquirindo confiança na equipe e familiaridade com o ambiente e as mamães não precisam mais ir buscá-los antes do horário previsto.

Para ajudar nesta fase de adaptação, as professoras começaram o ano contanto a história da Ursinha Camila, um bichinho que vai à escola todos os dias. Cada criança ganhou um chaveiro da Ursinha Camila com a sua foto. A partir daí, cada uma ficou responsável por levar a Ursinha Camila para casa todos dias e, no dia seguinte, trazê-la de volta à escola.

Educação Infantil – muitas brincadeiras

Alegria e brincadeiras deram o tom da recepção na Educação Infantil. Brincando, os alunos foram conhecendo os professores e os espaços da escola. Foi assim também que os professores fizeram a sondagem para conhecer o nível de aprendizagem de cada aluno. Assim, conhecendo mais sobre a realidade de cada um, a equipe do Cermac pode definir melhor os caminhos para o trabalho do ano.

Fundamental I – dinâmicas

O ano letivo dos alunos do Fund I começou com dinâmicas de apresentação. Com sorteio de nomes ou bexigas, todas as turmas participaram de brincadeiras para conhecer os colegas. Foi uma forma também de o professor conhecer e se aproximar do seu grupo.

Houve ainda uma excursão pelo Colégio. Para os alunos novos, foi um momento de conhecer melhor os espaços. Para os que já estavam no Cermac, foi hora de entender como cada espaço vai ser utilizado ao longo do ano.

Alunos e professores fizeram também os combinados, estabelecendo regras de circulação pela escola e de comportamento em sala de aula, além de organização de agenda e material escolar – tanto para o uso consciente dos materiais quanto para o manuseio adequado.

Os alunos dos níveis mais avançados já começaram a ter dicas de procedimentos de leitura – a importância da leitura prévia, como fazer um resumo, o que grifar etc.

E, para todas as turmas, foi hora de recordar os conteúdos essenciais. Na sequência, os alunos passaram por uma sondagem para identificar se há algum conteúdo que precisa ser revisado com a turma toda e para saber quem precisa de atenção individualizada.

Fundamental II e Médio – incentivos da Diretora

As turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio foram recebidas pela diretora pedagógica do Cermac, Roberta Mardegam, que conversou com todos no espaço de convivência logo nas primeiras horas do ano letivo de 2016.

O tom foi de boas-vindas, incentivo aos estudos e serviu para mostrar que a Equipe Cermac está ao lado dos alunos para auxiliá-los no que for preciso. O Ensino Médio teve ainda uma conversa direta com a diretora, em que Roberta reforçou a importância dos estudos e os benefícios do Ensino Médio Integral.

Ao longo da semana, todos os alunos tiveram dicas de como fazer anotações das aulas, como fazer mapas e cartazes – dicas que serão bastante úteis para os trabalhos ao longo do ano.

No Fund II, o grande motivo de euforia foi o inglês diário. Os alunos estão muito entusiasmados. Nesta primeira semana, participaram de dinâmicas com as professoras de inglês e falaram inglês durante toda a aula!

Ao final da semana, os alunos novos tiveram uma conversa especial com a coordenadora Angela Canalle, que buscou conhecer as primeiras impressões e saber se havia alguma dificuldade. Para os alunos, este canal aberto foi algo bem importante. Estão todos animados para 2016!

A Equipe Cermac deseja a todos um excelente ano! E lembrem-se: a Equipe está à disposição de todos para fazer de 2016 um grande ano!

Política de Privacidade e Cookies