A escola além de um espaço educativo é um espaço de formação e compartilhamento de experiências. Tendo isso em mente, o Colégio Cermac ofereceu aos pais de ensino fundamental II e médio uma palestra com o tema Adolescências, ministrada pela psicóloga escolar Raquel Melaré.
A palestra é parte integrante das ações do Projeto CRS (Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade), que tem como foco o desenvolvimento de competências socioemocionais na escola e é desenvolvido com alunos desde a educação infantil até o ensino médio.
O tema foi escolhido devido à grande quantidade de notícias na mídia envolvendo jovens com depressão.
A adolescência, uma fase tão importante e ainda tão desconhecida do desenvolvimento humano gera muitas dúvidas nos pais e familiares. A psicologia utiliza a neurociência para compreender essas mudanças comportamentais provenientes de mudanças na estrutura cerebral, explicando muitos comportamentos que estamos acostumados a entender como rebeldia, mas que não são.
Durante a palestra, foram abordados importantes temas relacionados a limites estabelecidos. É comprovado que nos casos onde as crianças não ouvem os “nãos” desde cedo e onde são poupadas das frustrações, há dificuldades no futuro em ouvir não do grupo, ouvir não do mundo e etc. O resultado disso é o alto índice de depressão em jovens: estatísticas apontam que a depressão é a 4ª maior doença que acomete os jovens, levando a casos mais sérios como automutilação e suicídio.
Além da palestra aos pais, o colégio Cermac conta com aulas semanais para os alunos, criando estratégias que ajudam a oferecer um ambiente de escuta, onde o aluno pode falar abertamente sobre suas emoções, além da constante formação dos professores.
O colégio trará novas palestras com temas sugeridos pelas famílias, desde o berçário até o ensino médio.
{gallery}2018adolescentes{/gallery}