A professora Rosa Maria Castanho, que fundou a Escola Abelhinha em 1976, mais tarde transformada em Colégio Cermac, apresenta aqui um breve relato dessa história que ela construiu com tanto amor, carinho, trabalho e dedicação. Acompanhe o post no Blog do Cermac.
“Desde muito pequena, costumava reunir grupos de crianças para brincar de escolinha. Era bom demais sonhar em ser professora… Quando chegou a hora de decidir a profissão, me formei em Pedagogia. Trabalhei em diversos colégios, com alunos de todas as idades e ajudei também a alfabetizar adultos.
Um dia resolvi aplicar a minha experiência em um projeto próprio. Tudo foi feito para a construção e concretização da Escola de Educação Infantil Abelhinha, na Rua Diogo Grasson Tinoco. Nosso objetivo era contribuir para a educação das crianças da comunidade do bairro onde eu estava inserida.
No primeiro dia de aula, com poucos alunos, meu sentimento foi de enorme satisfação. Maior ainda quando, no primeiro semestre, chegamos a 40 alunos. As atividades e brincadeiras eram ao ar livre, num pátio amplo, cercado de árvores frutíferas, lanche sob as árvores, brinquedos de playground e muita energia positiva com as músicas e cantigas de roda.
E a Abelhinha foi crescendo até que me vi obrigada a expandir a escola para um espaço físico maior. Minha primeira conquista foi adquirir o imóvel onde o Colégio está atualmente. Não considero a nossa vinda para a Avenida do Guacá uma dificuldade. Foi um crescimento. E sempre contei com o apoio da minha família, das famílias dos alunos e da própria comunidade.
Assim em 1982, com todas as transformações, também mudamos o nome para Colégio Cermac, pois de Escola de Educação Infantil implantamos também o Ensino Fundamental. E depois veio o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
As cores do Cermac
“O azul simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e também o ideal e o sonho, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade, indispensáveis em qualquer ambiente. Já o laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso, associada à criatividade.
“E não é que acertamos? No Cermac existe um misto de todas essas qualidades.
“Agradeço a todos os professores, especialistas, colaboradores que comigo conviveram e levaram o Cermac hoje a ser Colégio referência em educação na região Norte de São Paulo. Se voltasse no tempo, não faria nada muito diferente. Valeu tudo que vivenciei!