Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade – CRS
Há mais de dez anos, preocupados com a participação da família no processo educacional, iniciamos uma prática chamada “Amor, carinho e afeto”, em que textos de diferentes temas eram enviados para casa com a proposta de serem discutidos pela família durante o final de semana. O retorno surpreendente dos alunos e a necessidade de maiores discussões e ampliação dos temas resultou em um espaço organizado na grade curricular e a orientação por um profissional especializado. Ao longo dos anos outros temas e propostas foram surgindo como a preocupação com a reciclagem e o meio ambiente, e o projeto “Sou solidário”, que visava assistir instituições sociais.
Assim, em 2012, surgiu o projeto Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade – CRS, que organiza e traz novas perspectivas ao trabalho da formação de valores no processo educacional de nossos alunos. O CRS é um projeto que visa trabalhar com as questões afetivas e de socialização do aluno, promovendo seu desenvolvimento integral e favorecendo na formação de um indivíduo ético, consciente e atuante para uma relação harmoniosa e saudável de convivência consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente. Diante desta preocupação, o programa elegeu três temas centrais para desenvolvimento: Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
O projeto busca uma vivência da escolaridade de maneira mais ampla, observando a estrutura da escola e como ela se insere e se relaciona com a comunidade, as relações entre os colaboradores, a distribuição de responsabilidades e as relações entre professor e aluno. Trata-se de uma proposta que está inserida no dia-a-dia da prática escolar e no modo como se dá o ensino e a aprendizagem, pois são estas vivências e experiências educativas que acabam por ensinar valores, atitudes, conceitos e prática social.
A formação da cidadania se faz, antes de qualquer coisa, pelo seu exercício: aprende-se a participar, participando. Portanto, este projeto parte da realidade escolar, elegendo métodos e atividades nos quais o aluno pode opinar, assumir responsabilidades, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as consequências de seus atos. Um fazer conjunto na cumplicidade entre aprender e ensinar.
Este projeto envolve toda a comunidade escolar, está presente como tema transversal das disciplinas ministradas no contexto escolar, além de fazer parte da grade semanal do aluno como disciplina complementar às aulas de filosofia. Envolve professores, alunos e demais funcionários, o CRS parte do trabalho de discussão, sensibilização e conscientização para promover atividades práticas de sustentabilidade e ações sociais, assistindo Organizações e Instituições. O programa está organizado em três frentes de atuação:
– Intervenção com o aluno (trabalhando com valores e atitudes);
– Campanhas de Ação Social;
– Campanhas de Sustentabilidade.