O processo de escolha dos temas e filmes a serem debatidos é de responsabilidade dos próprios alunos. “Eles é que escolhem o tema e pesquisam filmes que abordem o assunto. Ou fazem o caminho inverso. Optam por determinado filme e decidem se o assunto é adequado”, explica Jemusu Takano, coordenador do Ensino Médio do Cermac. “Tudo, claro, com a participação e coordenação dos professores”.
Na 1ª cine aula aconteceu em 3 de abril, os alunos assistiram ao filme Até o Último Homem, que aborda a Segunda Guerra Mundial. Antes de começar a sessão de cinema do Cermac, os professores fizeram uma introdução sobre o assunto. Em seguida, com baldes de pipoca nas mãos e olhares bem atentos, os alunos assistiram à primeira parte da obra.
Pausa para perguntas e comentários e segue a sessão. Ao final, alunos e professores debateram o tema e o próprio longa-metragem. Foi uma oportunidade não apenas de ver na tela o que estudaram nos livros, mas também de olhar o filme com outros olhos, prestar atenção aos detalhes e formar opiniões críticas.
Na estreia da cine aula, o Cermac recebeu convidados da High Line School, escola bilíngue também da Zona Norte de São Paulo. Os alunos do 9º ano da High Line puderam participar e conhecer um pouco do trabalho do Cermac para o Ensino Médio.
As cine aulas agora já fazem parte da programação do Cermac e acontecerão pelo menos uma vez por semestre.
{gallery}2019cineaula{/gallery}