Anualmente, a direção do Colégio Cermac participa do Encontro Nacional PEA-UNESCO – (Programa de Escolas Associadas à UNESCO do Brasil). Este ano, o destino foi a cidade de Salvador, na Bahia.
Os congressistas assistiram palestras sobre os mais variados temas educacionais, porém, poder trocar experiências a fim de agregar às suas próprias instituições as boas práticas dos colegas, é o grande diferencial deste encontro.
Segundo a diretora pedagógica do Cermac, Roberta Mardegam, ficou bastante evidente a preocupação de todas as escolas em trabalhar em rede, que é a proposta da UNESCO: todos trabalhando juntos pelo melhor da educação, que é a educação para a paz. Este ano, o número de escolas associadas aumentou para mais de 500, ou seja, são mais pessoas por todo o Brasil trabalhando para melhorar a educação.
Por estarmos na Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), o tema foi bastante abordado ao longo de todo o encontro, ressaltando que os povos ao redor do mundo vieram da África. Assim, a discussão sobre a importância de promovermos a igualdade em todos os âmbitos, ganhará ainda mais força.
Por fim, as escolas participantes foram orientadas a dar continuidade ao trabalho com as mudanças climáticas, iniciado em 2017, pois este problema continua sendo uma grande preocupação da ONU. Além deste, os temas para o ano de 2019 “Ano da preservação das línguas indígenas” e “Ano da tabela periódica” serão abordados em todos os nossos projetos do próximo ano.
O evento trouxe ainda mais aprendizado, conteúdo e capacitação à equipe Cermac, permitindo que o colégio atue sempre de acordo com o que há de mais atual na educação e formando cidadãos para o mundo, com um olhar atento ao outro, à natureza e ao mundo.