No mês de junho, a diretoria do Colégio Cermac participou de mais um Congresso organizado pelo PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO). O destino foi o Japão e participaram da viagem o diretor geral, Adriano Castanho, a diretora pedagógica, Roberta Mardegam e a mantenedora Rosa Maria Castanho (nossa querida Prô Rosa).
Anualmente, os líderes das escolas associadas à UNESCO participam de visitas técnicas a outras escolas ao redor do mundo, com o intuito de conhecer os diferentes sistemas de ensino, além da cultura destes países.
A diferença cultural entre o Japão e o Brasil é grande e não se limita apenas ao idioma. Chamou a atenção dos diretores a organização e a limpeza do país de maneira geral. Com cerca de 140 milhões de habitantes, as ruas estão sempre cheias de pedestres e metrô lotado de passageiros, porém, parece que tudo se encaixa e funciona como se fosse ensaiado. Não há tumultos e correrias. Lixo não se vê pela rua e este hábito chamou a atenção dos brasileiros durante a Copa do Mundo no Brasil, onde os japoneses recolheram todo o lixo das arquibancadas da Arena Corinthians. No Japão funciona assim: cada um é responsável pelo seu lixo, devendo guardá-lo consigo até que chegue em casa ou no trabalho.
Nas escolas, os alunos assistem às aulas, brincam, praticam esportes e almoçam. Adriano afirmou que, ao término das refeições – realizadas na própria sala de aula-, os alunos são responsáveis pela limpeza e organização de tudo.
A autonomia, já percebida em países da Europa visitados em anos anteriores, é presente nos alunos desde a educação infantil, pontua Roberta. Eles aprendem a se organizar, são poucos adultos olhando, não há inspetores de pátio, pessoas para vigiar, eles brincam, correm, caem, se machucam, levantam, sobrevivem e aprendem, são alunos protagonistas em uma sociedade que deixa a criança aprender com os próprios erros e acertos, uma sociedade onde a frustração é o grande combustível para novas tentativas e descobertas.
Assim, mais uma vez fica validado que o caminho que escolhemos trilhar em nossa escola, é o que há de mais assertivo e moderno na educação mundial.
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