Nos dias de hoje, existe um leque imenso de opções profissionais, porém, não é maior que a dúvida do jovem na escolha de qual carreira seguir. Há quem diga já ter um caminho definido desde criança, outros optam por decidir baseando-se em alguma habilidade desenvolvida ao longo da vida. A verdade é que uma grande parte dos adolescentes chegam ao Ensino Médio, sem saber para onde apontar.
A primeira parte do caminho a percorrer começa na preparação para o vestibular, que requer bastante dedicação e disciplina. A chave para um ótimo desempenho é o equilíbrio e um bom planejamento.
Pensando nisso, no dia 29 de março, o colégio Cermac convidou Marcio Castellan – Professor de Geografia e Coordenador de Vestibulares do Sistema Anglo São Paulo – para ministrar uma palestra sobre assuntos que envolvem a composição das notas dos vestibulares e ENEM, intercâmbio e escolha de profissões.
Castellan esclareceu aos alunos como funciona a estrutura e o método de correção das provas aplicadas no ENEM, FUVEST e UNICAMP.
Dissertou, também, sobre a preparação para as provas. Ressaltou a importância da organização e do planejamento dos estudos. Esclareceu que é fundamental um bom preparo físico e psicológico, já que se tratam de provas longas. Sanou dúvidas sobre o SISU e o que muda com o Novo Ensino Médio.
Ao fim da palestra, como um encontro de amigos, Castellan conversou sobre a importância de conhecer cada profissão, pesquisar universidades que oferecem os cursos de interesse e procurar conhecer os locais de estudos. Além disso, mostrou-se contente com a interação do grupo: “Costumo visitar alguns colégios e, chegando ao Cermac, me deparei com alunos participativos e atenciosos. Senti um retorno muito grande em relação ao conteúdo. Perguntaram, interagiram e responderam a tudo que foi proposto. Fiquei muito satisfeito com a turma de Ensino Médio”, afirmou.
O retorno dos alunos não foi diferente, como conta a orientadora educacional do Ensino Médio, Angela Canalle: “Atendi alguns pais de alunos e os mesmos relataram que os filhos comentaram sobre a palestra em casa. Se sentiram bem animados com a reta final do Ensino Médio e com o início da vida universitária”.
Durante o Ensino Médio, os alunos Cermac participam de diversos simulados e têm conversas com profissionais de inúmeras áreas, tendo a oportunidade de conhecer as profissões. Além disso, vale lembrar a importância da participação da família, dando apoio e respeitando a escolha de cada um, sem pressionar o aluno a definir um determinado caminho.
O resultado de tanto empenho, vemos na ótima classificação em universidades renomadas no ano seguinte.
{gallery}enfimterceirao{/gallery}