Com foco no conteúdo e apoio dos professores, os alunos do Cermac sentem-se confiantes para enfrentar o Enem e os vestibulares
A chegada do aluno ao Ensino Médio marca a reta final da sua preparação para a vida acadêmica. É com foco no Enem e nos vestibulares que o estudante se prepara para dar o primeiro passo rumo à sua carreira profissional. Em um momento importante como esse, o aluno merece receber todo o suporte pedagógico e emocional necessários – e é dever da escola oferecer estrutura e acolhimento para apoiá-lo nesta fase. O Cermac não apenas acredita nisso, como busca aprimorar-se cada vez mais e melhor para dar aos alunos a base sólida de que precisam.
Com o Ensino Médio integral, o aluno pode usufruir de toda a estrutura do Cermac para continuar estudando no colégio, aproveitando o tempo para resolver exercícios junto com os colegas sob a assistência permanente do professor – que, por sua vez, faz parte de uma equipe pedagógica formada por professores e coordenadores altamente qualificados, com experiência em cursinhos pré-vestibulares e que passam por constante capacitação.
O Cermac oferece ainda um plantão de dúvidas com professores especializados em matemática, física e química, que estão disponíveis para tirar dúvidas e orientar os alunos às segundas e sextas-feiras, fora do horário regular. Às segundas-feiras, os alunos podem também participar das Olimpíadas de Astronomia e Física que o Cermac promove.
Os simulados do Enem são rotina no dia a dia do aluno do Cermac desde o Fundamental II. No Ensino Médio, no entanto, os estudantes realizam de quatro a sete simulados por ano, aplicados tanto pelo Cermac quanto pelo Sistema Anglo, e que acontecem também aos fins de semana.
Os alunos contam ainda com Orientação Profissional, desde o primeiro ano do Ensino Médio, ministrada em aulas fixas na matriz curricular, sob supervisão da psicóloga do Colégio. No primeiro ano, as aulas focam no autoconhecimento. No segundo, os alunos começam a estudar com profundidade as carreiras possíveis enquanto preparam, paralelamente, as suas pesquisas para o Projeto Monografia, que deve ser relacionada a um tema de interesse do aluno, e é apresentada a uma banca de professores ao final do ano letivo.
Já no terceiro ano, os alunos trabalham nas suas próprias escolhas. Para ajudá-los na reflexão sobre suas carreiras, o Cermac traz também profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos em forma de palestras e debates.
Parceria entre alunos e professores
Ser aluno do Ensino Médio do Cermac pressupõe acostumar-se a exigências constantes. Mas isso não significa que boas parcerias não possam acontecer. Permanecendo mais tempo na escola, os alunos constroem relacionamentos baseados na confiança com seus professores, que retribuem com apoio e atenção às suas dúvidas e anseios. Após anos de intensos estudos, não é raro ex-alunos do Cermac retornarem ao Colégio para rever antigos professores – e, por que não, amigos.
Resultados reais
O esforço dos alunos somado ao forte ensino do Colégio resulta em ótimos resultados no Enem: em 2014, o Cermac alcançou a 2ª posição entre as escolas particulares da Zona Norte da capital, quando computada a nota de redação.
A nota média dos alunos em redação chegou a 690 pontos, a segunda melhor média da ZN. Os primeiros 30 alunos da escola alcançaram a média de 744 pontos na redação, considerada muito alta. Mesmo sem a redação, o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio foi excelente, situando a escola entre as TOP 5 da ZN.
Esses resultados são significativos não apenas para os alunos e suas famílias, mas também para a equipe pedagógica do Cermac, que vê o sucesso dos seus estudantes como a sua própria.