Menu fechado

Funcionários contam a alunos um pouco da história do Cermac

A turma do 8º ano do Ensino Fundamental do Cermac entrevistou funcionários que já estão no Colégio há muitos anos e, assim, conheceram um pouco mais sobre a história da escola. Os estudantes Lúcio Carvalho e João Victor Boarati falaram com Adriana Francesconi Silveira, responsável pelo setor de eventos do Cermac. Já os alunos Thiago Pires Saito e Natália Miotto Faganello entrevistaram a Tia Laurinha, auxiliar de classe. Viviane Souza Ramos, coordenadora pedagógica do Cermac Junior, foi entrevistada por Maria Eduarda Gomes Ribeiro e Tamires Baldez. E Isabella Freitas Limeira e Isabele Oliveira Rocha conversaram com Edvaldo Vidal Pileggi, coordenador de Esporte e Cultura. Veja abaixo os textos produzidos pelos alunos após as entrevistas.

 

Adriana Francesconi Silveira
Por Lúcio Carvalho e João Victor Boarati

Adriana trabalha atualmente no departamento de eventos do colégio. É funcionária do Cermac desde 2001 e, de lá para cá, viu muitas mudanças ocorrerem. Segundo ela, as principais mudanças foram na estrutura física, na parte administrativa, com a inauguração da papelaria e lanchonete e a melhoria do espaço do Ensino Médio e da quadra descoberta. Abaixo segue o relato de Adriana:

“Trabalho aqui há 15 anos. Minha filha tinha 4 anos quando veio estudar aqui. Hoje ela já está na faculdade. Tenho mais dois filhos, que também estudam no Cermac e gostam muito da escola. Trabalhei na parte financeira do colégio. Conheci muitas pessoas nesta área. Já trabalhei também na papelaria. Há dois anos fui para a área de eventos, onde gosto muito de atuar. Sou a responsável por todos os eventos do colégio, das “festinhas”, reuniões, saídas culturais e encontros de pais e professores até Festa Junina, Manhã Literária e Mostra Cultural. Sou muito feliz exercendo minha profissão, que é Comunicação Social, sou formada em Jornalismo”.

 

Laura Conceição dos Santos da Silva (Tia Laurinha)
Por Thiago Pires Saito e Natália Miotto Faganello

Laura da Conceição, Tia Laurinha como gosta de ser chamada, trabalha no Cermac desde os tempos da Abelhinha. Já são 30 anos de atividade convivendo com as crianças pequenas do Cermac Júnior como auxiliar de classe. Mas ela já atuou em muitas outras áreas do colégio.

Tia Laurinha trabalhou muito tempo na primeira unidade do Cermac, quando ainda era Escola de Educação Infantil Abelhinha. Na Abelhinha, a área externa tinha diversas árvores frutíferas como jabuticabeiras, ameixeiras e laranjeiras. Tia Laurinha se lembra bem que o local para as crianças lancharem ficava em volta das jabuticabeiras. As mesas estavam colocadas em volta das árvores e os alunos tomavam lanche ali.

Tia Laurinha acompanhou todas as mudanças que o Cermac teve, desde a transição de Abelhinha para Colégio Cermac até os novos prédios como o Cermac, Cermac Júnior e Cermac Baby. Segundo Tia Laurinha, “desde que entrei no Cermac me sinto muito acolhida, as pessoas aqui são como minha família. Gosto muito de trabalhar aqui”.

 

Viviane Souza Ramos
Por Maria Eduarda Gomes Ribeiro e Tamires Baldez

Viviane trabalha no Cermac há 13 anos, mas conhece bem a escola desde pequena. Foi aluna da Prô Rosa, assim como sua irmã. Como na época a Abelhinha só tinha Educação Infantil, após essa primeira etapa foi estudar em outros colégios até se formar professora, cursando o Magistério e posteriormente Pedagogia. Fez também Psicopedagogia e especialização em Distúrbios de Aprendizagem.  Em 2003 retornou ao Cermac, como professora da Educação Infantil, trabalhando na alfabetização por um bom tempo.

Viviane presenciou algumas fachadas do Cermac Júnior. Primeiro o Circo, em seguida o Trem e posteriormente a Árvore até a fachada atual que permeia todas as unidades. Em 2010, foi convidada a assumir o cargo de Assistente de Coordenação e já no ano seguinte passou a ser Orientadora Educacional. Em 2014 assumiu, na Educação Infantil, o cargo de Coordenadora Pedagógica.

Segundo Viviane, nesses 13 anos no Cermac presenciou inúmeras mudanças dentre elas um aprimoramento na área pedagógica, novas tecnologias, inserção do material Anglo em todos os segmentos, um projeto tomar corpo e “alma”: o CRS, e mais recentemente o Inglês diário, da Educação Infantil ao final do Ensino Fundamental.

 

Edvaldo Vidal Pileggi
Por Isabella Freitas Limeira e Isabele Oliveira Rocha

Edvaldo começou a trabalhar no Cermac em agosto de 2002. De lá para cá vivenciou muitas mudanças no colégio – na parte estrutural com os espaços físicos como lanchonete, papelaria, cobertura do ginásio, formação de turmas no período integral em todos os segmentos. A estrutura das atividades de esporte e cultura passou, desde a sua criação, por algumas mudanças na denominação – primeiro, curso livre, depois, academia e, por último e o que temos até hoje, Esporte e Cultura. Segue o relato.

“Cheguei em agosto de 2002, contratado de uma outra empresa onde já desenvolvia um trabalho havia 21 anos, Meu objetivo era estruturar e desenvolver os esportes e a cultura do Cermac e, através do Marketing Esporte e Cultura, divulgar o nome da entidade massificando sua imagem e divulgando cada vez mais a escola.

Muitos títulos e conquistas fizeram da nossa escola um celeiro de craques, judocas e bailarinas. Hoje continuamos o maior objetivo que é formar e educar nossos alunos nos esportes e na cultura e contamos para isso com uma equipe de profissionais sempre aptos e preparados para ensinar”.

Política de Privacidade e Cookies