Fundamental I - 1º ao 5º Ano
1º Ano – Exploração Literária e Domínio da Escrita: Uma Jornada Encantadora
A empolgante transição dos primeiros passos na Educação Infantil para a emocionante jornada do Ensino Fundamental é um momento crucial aos seis anos de idade. No Cermac, esse marco é meticulosamente observado e celebrado. A passagem de um ciclo para outro não acontece abruptamente; é um processo cuidadosamente planejado e individualizado, respeitando os ritmos e singularidades de cada aluno. Nesse trajeto, o apoio da psicóloga e da fonoaudióloga frequentemente assume um papel fundamental. A oficina de linguagem, tem como meta acender as chamas das habilidades metalinguísticas, essenciais como alicerce para a alfabetização.
Através do renomado sistema de ensino Anglo, os alunos são envolvidos em atividades contínuas tanto na sala de aula quanto nas tarefas em casa. A mágica da alfabetização ganha vida, e a leitura e a escrita florescem no dia a dia dos alunos. As aulas diárias de inglês, juntamente com as aulas de música e educação física, ministradas por profissionais especializados, compõem o rico cenário da matriz curricular.
A fascinante jornada continua com o projeto de leitura, um envolvente círculo de livros que instiga o prazer pela leitura e aguça a capacidade interpretativa. Palavras, frases e textos passam a ser companheiros familiares para as crianças. Simultaneamente, o projeto de matemática desvenda os mistérios do raciocínio lógico, promovendo atividades interativas que envolvem as famílias por meio de maletas de jogos, que partem para casa nos fins de semana.
Surpreendentemente, atividades de culinária e horticultura se entrelaçam com o planejamento curricular, adicionando uma dimensão prática e sensorial à aprendizagem. A escola se torna um cenário de descobertas, alternando entre observação, experimentação e registro, para uma compreensão profunda dos conteúdos. A informática, juntamente com outros recursos, como os cantinhos dedicados à leitura e à matemática, bem como o parque, amplificam a experiência de aprendizado.
Construindo com todas essas atividades, ao longo do primeiro ano, o aluno gradualmente se torna dono da fluência na leitura, da precisão na escrita e da habilidade de transferir esses conhecimentos para a vivacidade do cotidiano. Cada passo é uma conquista, e a jornada é repleta de aventuras que moldam mentes brilhantes e curiosas para o futuro.
Além disso, no Ensino Fundamental I do Cermac, o Programa Bilíngue transcende as aulas diárias de inglês, imergindo-se de maneira orgânica em todas as disciplinas e atividades escolares. Ele não apenas aprimora as habilidades de escrita e fala, mas também permeia cada projeto e experiência, enriquecendo o cotidiano dos alunos. Além de capacitar os estudantes a se expressarem com confiança em inglês, o programa desenvolve a criatividade e ensina sobre outras culturas, fundindo-se nas aulas de música e incluindo-se a cada matéria de uma maneira diferente. Dessa forma, os alunos não apenas adquirem uma segunda língua, mas também ampliam sua visão de mundo.
2º ao 5º Ano – Desenvolvimento Integral do Aluno: Uma Jornada Personalizada
No Cermac, a transição de um ciclo para outro é meticulosamente planejada, com um olhar atento e individualizado que valoriza o ritmo e as peculiaridades de cada aluno. O palco dessa transformação é marcado por um processo adaptativo enriquecido por dinâmicas de integração ao longo do ano, transformando a evolução do Infantil para o Fundamental I em uma jornada natural e empolgante. Nos 1º e 2º anos, a magia da alfabetização continua por meio de uma abordagem integrada, orquestrada pelos professores e coordenadores.
INGLÊS DIÁRIO
Além disso, o inglês diário, ministrado por professores especializados com materiais adaptados, se insere organicamente na rotina. O programa bilíngue para alunos do Ensino Fundamental I oferece uma oportunidade valiosa para as crianças mergulharem em um ambiente educacional enriquecedor e imersivo. Ao integrar o aprendizado da língua inglesa de forma consistente em sua jornada educacional, os alunos não apenas adquirem habilidades linguísticas sólidas, mas também desenvolvem uma compreensão mais profunda da diversidade cultural e da importância da comunicação. Com aulas diárias dedicadas ao inglês, as crianças têm a chance de explorar uma variedade de aprendizados em um contexto bilíngue, facilitando a absorção natural da língua e a construção gradual de fluência.
COMUNICAÇÃO ATIVA
A participação ativa das famílias e o envolvimento constante com os pais são os pilares da adaptação dos alunos. Abrindo suas portas de par em par, a escola promove reuniões periódicas com as famílias, mantendo um diálogo sobre as atividades em sala de aula e outros temas relevantes. Esse canal de comunicação se estende ao mundo digital por meio do aplicativo ClassApp, uma plataforma ágil para a troca de mensagens.
Nesse ciclo de aprendizado, os alunos são guiados de perto por professores e coordenadores, criando um ambiente onde os pontos fortes e desafios do aluno são facilmente identificados pela Equipe Pedagógica. Essa colaboração efervescente abre espaço para ajustes precisos e propostas de estudos personalizadas. A orientadora educacional, em harmonia com a equipe, promove uma abordagem individualizada, oferecendo orientação de estudo, material de estímulo e colaboração ativa entre professores e famílias.
PROGRAMA SOCIOEMOCIONAL
Além de cultivar a excelência acadêmica, o Cermac prioriza o desenvolvimento socioemocional dos alunos do Ensino Fundamental I, reconhecendo a importância fundamental dessas habilidades para o sucesso pessoal e interpessoal. Através de um programa cuidadosamente elaborado, os alunos são incentivados a explorar e compreender suas próprias emoções, desenvolver empatia, habilidades de resolução de conflitos e comunicação eficaz. As atividades e discussões em grupo propiciam um ambiente seguro para a expressão emocional, enquanto os educadores atuam como orientadores e facilitadores desse processo enriquecedor. O programa socioemocional do Cermac não apenas nutre a inteligência emocional, mas também forma cidadãos compassivos e resilientes, preparados para enfrentar os desafios do mundo de maneira saudável e confiante.
MATERIAL DIDÁTICO MODERNO
O corpo docente do Fundamental I está habilmente preparado para transmitir o conteúdo pedagógico do Sistema Anglo de Ensino de maneira técnica, apoiada pela diversidade de recursos como a plataforma educacional Guten e o Microsoft for Education (Office 365). Esses professores reconhecem e valorizam o conhecimento prévio dos alunos, buscando inspirar o desenvolvimento de suas competências e habilidades únicas.
Para enriquecer ainda mais o currículo, o Cermac oferece experiências diferenciadas como aulas práticas no laboratório multidisciplinar, explorações musicais e o uso inovador da tecnologia educacional.
PROFESSORES EM CONSTANTE APRENDIZADO
O Cermac é também um centro de aprendizado contínuo, com capacitações e reuniões pedagógicas semanais, onde fonoaudiólogos e psicólogos são parte integrante da equipe. Com essa rede de profissionais engajados e qualificados, os alunos estão preparados para abraçar os desafios do Fundamental II com confiança e entusiasmo. Cada etapa se transforma em uma oportunidade de crescimento, moldando futuros líderes e pensadores.
Funcionamento da unidade: 7:00 às 19:00
Período regular (horário de estudo)
Manhã: 7:30 às 12:00
Tarde: 13:00 às 17:30
Período integral: dentro do horário de funcionamento disponibilizamos contratos de 6, 8, 10 e 12 horas.
Tour Virtual
Conheça nossa unidade do Cermacão
Agende uma visita
Caso tenha interesse em nos conhecer melhor agende uma visita através do nosso WhatsApp.
Colégio Cermac:
Preparando talentos para um mundo em transformação
Com uma trajetória longa e bem sucedida, o Colégio Cermac está entre as melhores escolas da zona norte de São Paulo e uma das mais respeitadas instituições de ensino da capital. A qualidade e a excelência do Cermac podem ser medidas por vários indicadores. O mais evidente é o bom desempenho alcançado pelos alunos no Enem e nos vestibulares para as melhores universidades do país.