A formação de valores tem sido um tema constante na parceria entre o Cermac e as famílias. Diante das notícias que chegam, fica clara a importância de fortalecer as crianças e apresentar possibilidades de viver grandiosamente frente a um mundo com uma realidade tão adversa. E praticar o bem é uma maneira de descobrir a beleza das coisas, tornando mais forte aquele que o pratica.
“Diante das dúvidas que surgirem, escolha sempre o amor”, afirma Carla Renata Peres Pina, psicóloga e uma das responsáveis pelo Projeto CRS no Cermac, citando Gabriel Chalita, que diz: “Diante de sentimentos mesquinhos como a inveja, o ciúme, a vingança; escolha o amor. Antes de falar, pense. Mas pense com amor. Diante do comodismo, da alienação, escolha o amor em ação”.
Venda de doces
O projeto CRS é o espaço para exercitar as ações de amor e, consequentemente, de valores positivos. Nos meses de maio e junho, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, sob a coordenação da professora Raquel, do Projeto CRS, e do professor Anderson, de Matemática Financeira, organizaram uma venda de doces no horário do intervalo.
O lucro da iniciativa foi encaminhado para ajudar o próximo e, assim, foi multiplicado em ações solidárias e filantrópicas. A primeira delas foi a compra de mantimentos, descartáveis e utensílios para a Festa Julina do Lar Santo Alberto. Os idosos do Lar receberam também a visita de alunos do Cermac em uma tarde de lanche.
Ainda com o lucro da venda de doces, o Cermac convidou quatro adolescentes do COTIC – Centro de Tratamento Intensivo à Criança – para a Festa Junina do Colégio e ofereceu um almoço aos convidados.
O sucesso da venda de doces foi tão grande que possibilitou ainda a preparação do Sopão Solidário
Sopão Solidário
No dia 25 de junho, funcionários de diferentes setores do Cermac saíram em caravana para entregar a moradores de rua, o sopão preparado com o valor lucrado da venda dos doces. “Nestas noites de inverno, é difícil imaginar que existem pessoas dormindo na rua e passando por um estado de fome e miséria”, lamenta Carla. “Entregamos 120 marmitas com sopa de fubá e proteína, pão e água. Distribuímos também parte dos agasalhos arrecadados na Campanha Inverno Solidário, organizada pelos alunos do 9º ano e professora Raquel, do Projeto CRS”.
Fazer o bem não importa a quem
Ações de amor são fáceis de se multiplicar. Por isso, com a Campanha Inverno Solidário, foi possível doar agasalhos e itens de higiene para o projeto “Fazer o bem não importa a quem” e para o Asilo Santo Alberto.
Foram 110 peças femininas, 57 peças masculinas, 257 peças infantis, 207 peças de bebês, 12 cobertores, 165 escovas de dentes, 27 itens de higiene e 5 frascos de álcool em gel.
PIVI
A barraca do CRS deu a oportunidade ao PIVI – Projeto de Incentivo à Vida, instituição para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social – de vender seu artesanato na Festa Junina no Cermac e reverter o valor arrecadado em benefícios para a instituição.
“Sem dúvida, os maiores beneficiados com estas ações foram os funcionários e alunos do Cermac, que tiveram a oportunidade de vivenciar, ver e se espelhar em atitudes positivas”, destaca Carla. “Gratidão significa que o bem recebido deve ser devolvido. Portanto, A família Cermac agradece cada funcionário envolvido nestas ações e toda a comunidade escolar, que colaborou com as doações e preparo das ações: venda de doces, sopão solidário e doação de cobertores e agasalhos. A dedicação de cada um fez a diferença na vida daqueles que passam por dificuldades”.