No dia 8 de abril aconteceu a tradicional Manhã Literária do Cermac. Pais e familiares participaram da troca e venda de livros, danças e apresentações artísticas da Educação Infantil ao Ensino Médio. O evento focou em poemas e poesias, abordando diversos temas literários. Além disso, a tribo Kariri Xocó mostrou seus trabalhos artesanais para o público.
Baby
As turmas de berçário desenvolveram trabalhos a partir do poema “Arco-íris”, de Martha Medeiros. Os bebês pintaram telas com carimbo de mãos, pés, frutas, rolhas, plástico bolha e confeccionaram um jogo abordando pareamento de cores.
As professoras de Baby I e II, escolheram os poemas “Borboletas”, de Vinicius de Moraes e “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles. Foram exploradas as texturas, misturas de cores e diversas formas geométricas. O resultado final foi exposto para as turmas das outras unidades.
Cermac Junior
As turminhas do Junior iniciaram o ano envolvendo a leitura de poemas nas aulas.
O Infantil I trabalhou com os poemas “A boneca”, de Olavo Bilac e “A casa e seu dono”, de Elias José. Para interpretar cada historinha, os alunos confeccionaram fantoches.
No Infantil II foi abordado o tema “Fauna Brasileira”, iniciando o Projeto Unesco 2017 sobre os Biomas. Os poemas estudados, foram retirados do livro “Brasileirinhos de Lalau e Laurabeatriz”. Para a exposição artística, as turmas utilizaram pratinhos de papelão, pregadores, coadores de café e bolinhas de isopor.
Com muita risada e uma bela interpretação, o 1º ano recitou os poemas “Lua Crescente”, “Os Cometas” e “O arco-íris”, do livro “Poeminhas Fenomenais”, de Alexandre Azevedo, solicitado para o Projeto de Leitura 2017.
Ensino Fundamental I
O tema do 2º ano foi “Limeriques Trava-Línguas”. Limeriques são poemas curtinhos e engraçadinhos, sem pé nem cabeça. Os alunos mergulharam nessa brincadeira, leram e se divertiram com travaliques. Escolheram um limerique para escrever e desenhar, deixando assim sua marca como ilustradores. Para concluir o projeto, cada turma escolheu um limerique para criar um painel coletivo. Todos colocaram a mão na massa.
As turmas de 3º ano, embaladas pelo conceito de poesia concreta e inspiradas pela Cecília Meireles no título “Isto ou Aquilo”, prepararam uma Pescaria a partir do poema de mesmo nome. Os alunos ainda criaram palavras motivados pelo trava-línguas “O menino dos FF e RR” e convidaram os visitantes a brincarem em seu Caça-palavras gigante. Por fim, deram uma aula de Simetria com a “Bailarina da Cecília”.
No 4º ano, inspirados na leitura do título “Poesia fruta doce e gostosa”, as turmas construíram mosaicos e cartas enigmáticas, entrelaçando poesia com a orientação sobre alimentação saudável desenvolvida nas aulas práticas de Ciências.
No dicionário obtemos o sentido próprio de cada palavra, mas o real significado de cada uma é obtido quando se leva em consideração o contexto no qual ela está inserida. As palavras possuem seus perfumes e sentimentos e com elas percebemos as sensações que cada uma representa em nossa vida. Essa foi a proposta dos alunos do 5º ano: os visitantes puderam pensar um pouco sobre os sentidos construídos.
Ensino Fundamental II
A turma do 6º ano produziu grandes dioramas, para representar a história do livro “A Ilha Perdida”. Cada grupo ilustrou uma passagem do livro e, durante o evento, o público ouvia a história contada em episódios, acompanhando os dioramas..
O tema do 7º ano foi “Cidades do Brasil”. Os alunos leram uma série de livros paradidáticos sobre cidades como São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Salvador. A partir daí, cada aluno do 7ºA confeccionou um diorama representando uma parte do livro, enquanto o 7ºB construiu maquetes sobre o principal ponto turístico de cada lugar. Foram feitos também grandes e divertidos dados com fotos de pontos turísticos das cidades estudadas. O convidado lançava o dado e o aluno explicava sobre o local para o público.
O 8º ano, através da literatura científica “Digestão Nojenta”, construiu maquetes, infográficos, gifs e divulgaram algumas pesquisas sobre as principais doenças causadas ao homem, pela contaminação dos alimentos com bactérias. Os professores ensinaram que a literatura não é apenas romance, drama ou comédia. A literatura cientifica também é muito interessante.
O 9º ano ficou responsável pela Literatura Estrangeira – Inglês e Espanhol. Enquanto o 9ºA representava um fragmento da peça teatral “Hamlet”, através de um diálogo em inglês e um teatro de sombras, a turma do 9ºB representou o conto “Don Juan” em espanhol. Já 9ºC declamou poesias em inglês e espanhol para o público.
Ensino Médio
Durante os primeiros meses do ano, os alunos do 1º Ensino Médio estudaram o livro “O Auto da Barca do Inferno”. Na manhã literária, eles se caracterizaram e representaram trechos da obra vestidos de anjos, diabos, alcoviteira, soldado e etc. Foi um lindo espetáculo.
Inglês
Da Educação Infantil ao Fundamental I, os alunos aproveitaram a Manhã Literária para mostrar às famílias seu desenvolvimento na língua inglesa.
Desde “Just Dance – What makes you beatutiful”, passando pela canção do clássico “Beauty and the Beast – A Bela e a Fera”, até recitar, de uma forma muito especial, um poema sobre a lua, as turmas presentearam as famílias com todo talento adquirido nas aulas de inglês. Foi fantástico.
Além de toda interação escolar, houve a participação da tribo Kariri-Xocó, que são da região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio. O Espaço Indígena é tradicional e faz parte da programação anual da Manhã Literária do Cermac há mais de 10 anos. Depois de colaborarem com doações de roupas, alimentos e materiais escolares para a tribo, durante o evento as crianças conhecem um pouco mais sobre a Cultura, seus hábitos e costumes, aprendem a valorizar a diversidade étnica, cultural e social no Brasil, mostrando como os povos indígenas vivem e como produzem sua arte. Em especial neste dia os convidados têm a oportunidade de comprar os produtos típicos confeccionados, artesanalmente, por toda a tribo.
{gallery}2017manhaliteraria{/gallery}