Menu fechado

Mostra de Ciência e Cultura conscientiza os alunos sobre os problemas da sociedade

Já tradicional no Cermac, a Mostra de Ciência e Cultura 2015 aconteceu no dia 19 de setembro e encantou a comunidade com os trabalhos apresentados. O tema deste ano foi “A luz natural e as tecnologias baseadas na luz a favor do desenvolvimento sustentável para todos” e envolveu muito o Projeto CRS – Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

O trabalho começou já no início do ano. Os projetos foram sendo desenvolvidos e culminaram com a apresentação na Mostra. Como acontece todos os anos, os projetos são sempre interligados com as disciplinas e os conteúdos abordados em sala de aula. O objetivo é que os projetos da Mostra sejam um complemento aos conteúdos trabalhados pelos professores, e que os alunos se conscientizem dos problemas que a sociedade enfrenta e aprendam a tentar buscar soluções.

Desde o Berçário até o Ensino Médio, foram desenvolvidas diversas atividades ao longo do ano. Os pequenos do Baby I e II fizeram o homem das cavernas. Junto com as professoras, eles montaram uma caverna onde foram colocados vagalumes. Eles puderam observar a luz que esses animais emitem. No Infantil I, foi trabalhada a luz do sol e solo, passando pela fotossíntese. O Infantil II aprendeu sobre a energia eólica e o arco-íris.

Chegando ao Fundamental I, os alunos do 1º ano abordaram a evolução do homem desde a época das cavernas até hoje, aproveitando a caverna construída pelos pequenos. Já o 2º ano aprendeu sobre o desperdício da água e a importância da valorização deste bem natural para a manutenção da vida. O 3º ano leu o livro “O Menino do Olho D’Água” e fez uma reflexão sobre o uso consciente da água e da energia elétrica tanto na escola quanto em casa. Na Mostra, eles fizeram um alerta sobre bons e maus hábitos. Os alunos do 4º ano abordaram a alimentação saudável. Eles analisaram rótulos de alimentos e calcularam os nutrientes de cada um deles. Além disso, o 4º leu o livro “Florinha e a Fotossíntese” e produziu telas em guache para representar a fotossíntese.

O 5º ano trabalhou em conjunto com o 6º, buscando a integração entre as turmas para que a transição entre o Fundamental I e o Fundamental II aconteça de maneira natural para os alunos. Eles abordaram o combate à pobreza e montaram uma casa simples com materiais recicláveis. Ela representou as moradias de pessoas de classes sociais menos favorecidas. Eles também calcularam o consumo de energia, água e fizeram debates sobre as diferenças sociais e econômicas, buscando achar soluções para o problema.

Já no Fundamental II, o 7º ano trabalhou com a trajetória dos afrodescendentes. Eles fizeram um verso de Castro Alves falando sobre a luz, mostraram comidas típicas e jogaram capoeira. O 7º abordou ainda o problema da erosão e o que é possível fazer para solucioná-lo. O 8º ano falou sobre a luz e os cientistas Thomas Edison e Nikolas Tesla. Os alunos do 9º ano também trabalharam os afrodescendentes, mas tratando do prêmio Nobel de Nelson Mandela.

O Ensino Médio fez painéis solares, explicou a aurora boreal, a fotossíntese, o fototropismo, a decomposição da luz, a formação do solo e os fogos de artifício. Eles montaram croquis, explicaram a aurora boreal com luz e espelho e depois mostraram um vídeo de como ela surgia, onde etc. Foi uma apresentação muito didática e envolveu adultos e crianças.

A Mostra 2015, como todas as outras, deixa um saldo muito positivo para alunos, Equipe Cermac e comunidade. Os alunos se envolvem, ganham mais consciência sobre os problemas da sociedade e se tornam agentes de disseminação. Eles começam a falar sobre o assunto em casa e com os amigos fora da escola. Vão se tornando verdadeiros cidadãos, conscientes do seu papel na sociedade. É extremamente gratificante vê-los crescendo assim!

{gallery}mostradeciencia{/gallery}

Política de Privacidade e Cookies