Considerando a responsabilidade constitucional do Estado de prevenir o uso de drogas entre seus escolares através do desenvolvimento de Programas de Prevenção nas escolas, criou-se uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Educação, com o intuito de unir esforços, num Programa Educacional da Resistência às Drogas e à Violência para alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental.
O programa consiste em 10 aulas e uma ação conjunta entre o Instrutor Proerd, devidamente capacitado, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido dos alunos reconhecerem as pressões e as influências diárias, com isto, prevenindo o uso indevido de drogas e minimizando a violência entre os educandos sendo que ao final do programa os alunos participarão de uma formatura com mensagens positivas, apresentação de números musicais, homenagens e recebendo também um diploma.
O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da Cultura de Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
Os objetivos principais são noções de cidadania, prevenir o uso de drogas nos colégios e auxílio para desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência. Os assuntos são centrados nos seguintes objetivos:
– Adquirir as habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros quando do oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas;
– Desenvolver a auto-estima;
– Aprender técnicas de como ser seguro;
– Aprender alternativas positivas ao uso das drogas;
– Aprender a lidar com o estresse e resolver conflitos;
– Aprender a tomar decisões por si próprio;
– Reduzir a violência;
– Construir habilidades de comunicação;
– Resistir ao envolvimento com gangues;
– Maneiras de se dizer não às drogas;
– Escolher amigos;
– Noções de cidadania.
O Proerd atinge tais objetivos treinando cuidadosamente seus policiais para ensinarem um currículo estruturado e seqüencial nos colégios. O policial apresenta-se amigo, orientador e próximo, mostrando a verdadeira Polícia, resgatando a imagem das instituições de forma geral.