Você já ouviu alguém dizer “Crianças tem facilidade em aprender outro idioma”? O programa bilíngue pode ajudar? Será que isso é verdade?
Traremos todas as respostas para essa questão e explicaremos cada tópico.
Habilidades Linguísticas
Os bebês têm o vocabulário de até 50 palavras aos 12 meses de idade, mas aos seis anos, pode chegar a cinco mil palavras.
A infância é a melhor fase para aprender outro idioma, isso porque o processo de formação do cérebro da criança ainda está acontecendo. O desenvolvimento da linguagem acontece do zero aos seis anos, depois disso, a estrutura se constrói e a partir dos sete anos elas começam a aprender o idioma como adulto, pois a estrutura do cérebro ainda é flexível, isso possibilita a criança ter facilidade em aprender outra língua.
Aos onze anos, caracterizado pela pré-adolescência, a formação do cérebro já é completamente de um adulto em termos de linguagem, e a facilidade de aprendizado que havia na infância se perde, já que a estrutura já não é mais flexível.
Mitos sobre a educação bilíngue para crianças
- Confunde a criança?
A possibilidade de aprender duas ou mais línguas, propicia uma evolução na experiência cognitiva. Então, à medida que a proficiência vai aumentando, a criança fará cada vez menos uso da transferência de uma língua para a outra. E o fato de às vezes misturar palavras de diferentes idiomas, não significa que um está atrapalhando o outro.
- Só atinge a fluência se falado desde a infância?
Aprender um idioma cedo, não necessariamente significa atingir a alta proficiência, do mesmo modo que aprender na adolescência ou fase adulta não é sinônimo de estar fadado ao fracasso no alcance do conhecimento.
- O bilinguismo atrapalha o desenvolvimento cognitivo?
A aquisição de duas línguas não atrapalha o desenvolvimento linguístico ou cognitivo, o que pode parecer uma confusão de palavras, é uma característica normal do processo de desenvolvimento da linguagem. E além dos benefícios, aprender um novo idioma vai além da conversação e escrita, mas também traz o aprendizado de novas culturas, o que amplia os horizontes e aumenta o repertório de diferentes perspectivas. Clique aqui e saiba mais.
A facilidade de aprender desde cedo
No adulto existe uma cobrança interior e exterior que a criança não tem, já que todo o seu aprendizado nesta fase vem junto com brincadeiras, e não existe o medo ou a vergonha de errar, que é um grande fator de inibição no processo de aprendizado.
Mas, na juventude, o aparelho fonador ainda está em formação, o que facilita na adaptação da pronúncia, com a exposição a diferentes idiomas, a audição fica apurada.
Pais de nacionalidades diferentes influenciam?
Se por exemplo, a criança tiver uma mãe que fale português e um pai que fala inglês, pode acontecer de confundir as línguas no início, mas em hipótese nenhuma isso trará prejuízos futuros no processo de aprendizagem. Pelo contrário, isso facilitará o entendimento de outro idioma porque fica mais organizado para o cérebro receber essas informações em que a criança conviveu durante anos em seu cotidiano.
Como funciona uma escola bilíngue?
O objetivo da escola bilíngue é oferecer uma imersão em duas línguas para desenvolver competências de comunicação integrado a educação básica tradicional. Os professores devem se comunicar com os alunos em ambas as línguas, trazendo a vivência real que enriquece a experiência do aprendizado.
Então, o propósito é desenvolver nos alunos a proficiência na leitura, escrita, fala e audição em cada idioma, buscando ampliar o horizonte cultural dos estudantes.
Escolas bilíngues proporcionam:
- Proficiência em duas línguas:
Competência valiosa no mercado de trabalho globalizado.
- Preparação para o futuro
Oportunidades profissionais e desenvolvimento de carreira em outros países.
- Expansão cultural
Entendimento da riqueza e diversidade do mundo.
- Melhora na memória
Retarda o surgimento de doenças degenerativas como, por exemplo, o Alzheimer.
A importância da educação bilíngue
Com os argumentos apresentados acima, é explícito a importância da educação bilíngue na vida das crianças, visto que, são as que terão mais facilidade em adquirir essas habilidades. Mas além da compreensão de outro idioma, você sabia que há outros benefícios não necessariamente linguísticos? Alguns como:
- Aumento do desenvolvimento cognitivo
As crianças expostas a uma segunda língua apresentam melhor desempenho em tarefas que exigem criatividade e resolução de problemas.
- Estímulo à capacidade de análise e síntese
A educação bilíngue na Educação Infantil traz a necessidade das crianças em alternar sua língua nativa para outro idioma, isso fortalece a atenção seletiva, que favorece a capacidade de análise dos alunos.
- Melhor preparação para o futuro
Vivemos em um mundo globalizado, que há exigências crescentes por profissionais bilíngues. Com a preparação desde cedo, o aluno tem a possibilidade de dominar o idioma e futuramente conquistar posições de destaque no mercado de trabalho.
O Colégio Cermac oferece um Programa Bilíngue desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, que proporciona a convivência diária com a língua inglesa e forma alunos fluentes no idioma.
É a oportunidade perfeita para ter contato com diferentes culturas, participar de webinários, congressos, intercâmbios e encontros com universidades internacionais.
Entre em contato conosco, e invista no futuro do seu filho aqui no Cermac.