Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através da saúde do corpo, aliada ao exercício físico, e também da consciência social, desenvolveremos um trabalho pensando nos hábitos alimentares e higiene dos alunos e da comunidade que nos cerca, envolvendo todos os alunos do colégio, visando aumentar a consciência de cidadão crítico, atuante e político consigo e com a sociedade.
O consumo de alimentos rápidos e fáceis de preparar como salgadinhos, refrigerantes, frituras, etc, traz sérios comprometimentos à saúde além do aumento da quantidade de pessoas fora do peso ideal. Durante uma semana no mês de março, será dada maior ênfase no assunto, por meio de atividades práticas como: preparo de receitas e lanches naturais, orientação de higiene pessoal, atividades artísticas, pesquisas, testes, leitura de textos, integração entres alunos através de palestras, organização de cardápio saudável. As aulas de Educação Física contribuirão para a conscientização dos alunos em relação à saúde física por meio de aulas teóricas e práticas durante o ano.
Os pais receberão instruções para auxiliarem na alimentação dos filhos, minimizando os riscos causados pela má alimentação como a obesidade, pressão alta entre outras. Os alunos farão pesquisas e passarão as informações a outros alunos. A lanchonete do colégio continuará com a proposta de vender alimentos audáveis como os assados, bolos nutritivos, sucos, lanches naturais, salada de frutas etc.
O projeto também tem como foco trabalhar com questões sobre o reaproveitamento de alimentos, redução de lixo orgânico e orientação à comunidade.
Daremos, também orientações sobre saúde bucal e práticas preventivas de higienização, pois sabemos que um sorriso bonito é sinônimo de saúde e bem estar. Mas além de sua importância estética, ele também é reflexo da saúde bucal, fator importante pra uma boa qualidade de vida. Além disso, através de linguagem falada, escrita e visual, adequada para cada idade, conseguir um resultado efetivo de compreensão e valorização da saúde bucal, atingindo vários graus de relacionamento (a criança, seus amigos, os pais e outros).
Assim, estabelecemos alguns tópicos importantes que devem ser abordados com as crianças e seus pais ou responsáveis:
*Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê.
*Conforme a criança vai crescendo e mudando seus hábitos alimentares, a atenção com os dentes deve redobrar.
*O ideal é que a criança escove os dentes sempre após as refeições e após ingerir alimentos doces que contenham açúcar, como chocolate, bolo, pirulito, bolacha recheada, bala, brigadeiro, chiclete, etc. Porém, como às vezes eles emendam uma guloseima atrás da outra, a melhor solução é estipular os horários.
*De todas, a escovação antes de dormir é a mais importante. Pois, a saliva que protege os dentes contra cárie diminui sua produção enquanto dormimos, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias.
*Tão importante quanto à freqüência de escovação é a utilização de uma técnica de escovação correta e adequada para a faixa etária da criança, que deve ser ensinada pelo profissional capacitado.
*A cárie é uma doença transmissível! A Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitida da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias.
*A cárie de mamadeira é uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior.
*Desde a infância, a preocupação que deve existir com a formação futura das arcadas dentárias é imprescindível.
*As crianças, em sua fase de crescimento, adotam ou geram esses hábitos, os quais podem ter grande influência e predispor, de forma severa, a ter “dentes tortos” (mal posicionados nas arcadas).
*Além de fatores como o excesso de sucção (chamada de sucção não nutritiva), os hábitos como uma posição inadequada ao dormir, questões posturais do corpo – principalmente da cabeça e pescoço – ou até dificuldades respiratórias, podem ter grande influência à formação incorreta das arcadas e repercussões danosas também sobre a beleza do rosto.
*Fora isso, o cuidado que deve existir não é apenas com as funções do corpo, mas também com problemas futuros que os maus cuidados podem trazer à criança.
Conclusão: De maneira lúdica e fácil (usando bonecos macro, historinhas, brincadeiras), iremos transmitir as orientações necessárias para cada um conseguir realizar os movimentos e exercícios de manipulação da cavidade bucal (lábios, língua, bochecha, dentes, gengiva) para a boa higienização da mesma.