Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através da saúde do corpo, aliada ao exercício físico, e também da consciência social, desenvolveremos um trabalho pensando nos hábitos alimentares e higiene dos alunos e da comunidade que nos cerca, envolvendo todos os alunos do colégio, visando aumentar a consciência de cidadão crítico, atuante e político consigo e com a sociedade.
O consumo de alimentos rápidos e fáceis de preparar como salgadinhos, refrigerantes, frituras, etc, traz sérios comprometimentos à saúde além do aumento da quantidade de pessoas fora do peso ideal. Durante uma semana no mês de março, será dada maior ênfase no assunto, por meio de atividades práticas como: preparo de receitas e lanches naturais, orientação de higiene pessoal, atividades artísticas, pesquisas, testes, leitura de textos, integração entres alunos através de palestras, organização de cardápio saudável. As aulas de Educação Física contribuirão para a conscientização dos alunos em relação à saúde física por meio de aulas teóricas e práticas durante o ano.
Os pais receberão instruções para auxiliarem na alimentação dos filhos, minimizando os riscos causados pela má alimentação como a obesidade, pressão alta entre outras. Os alunos farão pesquisas e passarão as informações a outros alunos. A lanchonete do colégio continuará com a proposta de vender alimentos saudáveis como os assados, bolos nutritivos, sucos, lanches naturais, salada de frutas, etc.
O projeto também tem como foco trabalhar com questões sobre o reaproveitamento de alimentos, redução de lixo orgânico e orientação à comunidade.
Para o Fundamental II e Ensino Médio sentimos algumas necessidades específicas e trabalharemos com palestras sobre alimentação saudável e anorexia.