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Saúde Mental nas Escolas – Entenda Como Promover o Bem-Estar aos Estudantes

No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas, enquanto distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros. Em um país que lidera este ranking, é necessário olhar também para a futura geração, que são as crianças e adolescentes, pois é nesse período de suas vidas que estão sendo moldados segundo o que aprendem e vivem.

 

Sinais do comprometimento da saúde mental

É importante tratar desse assunto com seriedade, alguns sinais que mostram que a saúde mental necessita de atenção, são:

  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Fobia social;
  • Mudanças de humor;
  • Insônia;
  • Isolamento;
  • Desmotivação;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sono em excesso;
  • Perda de apetite.

Muitas crianças e adolescentes evitam conversar com seus pais ou responsáveis por receio de julgamento ou críticas, então é importante que as famílias e as escolas facilitem a interatividade entre ambos, para que se possa entender o problema e combate-lo de forma efetiva.

 

Combate ao bullying

 

O bullying tem sido um dos maiores desafios nas escolas, principalmente neste momento onde casos de ansiedade e depressão tem aumentado entre os jovens. Trata-se de uma forma de agressão psicológica ou física, envolvendo ameaças, violência ou exclusão de uma pessoa do meio social.

Essa prática tem crescido de forma constante nas escolas, por isso, torna-se imprescindível esse tema ser abordado na sala de aula, em forma de conscientização e também para demonstrar apoio ao aluno que não se sente confortável em conversar sobre o assunto.

O Colégio Cermac em parceria com os professores, promoveram conversas e atividades para os alunos compreenderem a importância de combater o bullying, visando preservar o bem-estar no ambiente de ensino, podendo também fazer com que as futuras gerações prezem pela empatia e saúde mental.

 

Os Impactos positivos no desempenho acadêmico

Muitos estudantes tendem a ter o sentimento de fracasso ao se comparar ao colega de classe, e isso causa o declínio do desempenho acadêmico, afetando a motivação de aprender e causando dificuldade de concentração.

Dessa forma, o socioemocional deve ser trabalhado nas escolas. Ele tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades que auxiliam crianças e jovens a gerenciar seus comportamentos e emoções, criando relacionamentos saudáveis. Isso faz com que os estudantes aprendam a traçar objetivos positivos, agir de forma empática e ética, proporcionando efeitos benéficos, como por exemplo:

  • Desenvolvimento de empatia;
  • Comunicação saudável;
  • Respeito pelo próximo;
  • Gerenciamento das emoções e comportamentos;
  • Melhora no desenvolvimento acadêmico e pessoal;
  • Entusiasmo para aprender;
  • Bem-estar.

 

Como os professores podem ajudar os alunos?

Os jovens passam boa parte do dia nas escolas, isso faz com que seu convívio com outras pessoas seja frequente. Com o professor coordenando toda a situação em sala de aula, existem algumas formas de identificar e cuidar dos alunos que precisam de auxílio. As medidas as serem tomadas são:

  • Integrar a educação sobre saúde mental na grade escolar, podendo ser uma grande ajuda para os alunos entenderem suas próprias emoções;
  • Faça da escola um ambiente seguro, onde se sintam apoiados e incluídos;
  • Monitore o bem-estar e harmonia da sala de aula, tendo a disponibilidade de intervir em situações difíceis;
  • Uma maneira de ensinar de forma divertida sobre esse assunto para as crianças dentro da escola, é investir em atividades lúdicas.

Por meio de brincadeiras, é possível estimular a interação social e encontrar formas de falar sobre saúde mental, como danças, músicas e teatro. São opções ótimas para ensinar valores como respeito ao próximo e empatia.

 

A importância do apoio dos pais aos seus filhos

É comum ter a fase que as crianças demonstram seus sentimentos através de desenhos, comportamentos e hábitos, e isso pode facilitar o entendimento da situação atual, porém, ao decorrer dos anos, na fase da adolescência, começa o distanciamento da relação entre pais e filhos, dificultando o diálogo entre ambos, resultando em comunicações conflituosas.

O primeiro passo para os pais se integrarem mais sobre a saúde mental dos seus filhos, é a aproximação afetiva, sendo por meio de brincadeiras com as crianças, conversas e orientações frequentes com os adolescentes. Além disso, a adolescência é marcada por alterações hormonais, tornando mais comuns o isolamento e irritação. A atenção dos pais será ainda mais importante nesse período.

 

O papel da escola para promover bem-estar aos estudantes

A escola é o local onde transmite e desenvolve nos alunos conhecimentos, mas além do cognitivo, também deve-se abordar questões emocionais e mentais.

É importante que as escolas estejam atentas aos sinais de mudanças de comportamentos emitidos pelos estudantes, para que assim possam ser traçadas estratégias efetivas entre escola e família para a resolução do problema em questão.

Algumas possibilidades de auxílio a essa situação, é promover palestras, aulas, atividades abordando a saúde mental e conversas para a interação da família na situação escolar, analisando o desempenho comunicativo e comportamental dos jovens. Em casos muito avançados, a escola deve ter a atitude de encaminhar a um profissional especializado como psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação e tratamento efetivo.

 

Psicologia escolar

O psicólogo escolar trabalha em conjunto com os professores, diretores e coordenadores, oferecendo contribuições do desenvolvimento e aprendizagem, para melhorias nos processos de ensino.

Adicionar um programa de acompanhamento psicológico na escola pode ajudar a trabalhar estados de ansiedade e depressão, e várias outras questões que afetam a saúde mental dos alunos.

Fazendo um acompanhamento diário, é possível trabalhar de forma integrada com outras estratégias educacionais para resolver as situações que afetem negativamente o desempenho acadêmico.

Existem várias possibilidades de melhorias que o psicólogo pode proporcionar a escola, como:

  • Monitoramento no desempenho escolar dos alunos;
  • Avaliação das necessidades emocionais;
  • Mediação de conflitos;
  • Reforçar o engajamento entre as famílias e a escola;
  • Diálogo com as famílias sobre a saúde mental dos seus filhos.

Conclusão

Conforme a mudança no comportamento das crianças e adolescentes, deve-se incluir a atenção a saúde mental que cada vez mais se faz necessário principalmente nos meios familiares e escolares, onde o jovem está no processo de crescimento e mudanças das emoções.

No Colégio Cermac, valorizamos e abordamos diversos temas relacionados a este assunto, que proponham a conscientização e inclusão dos alunos a esse tema. O desenvolvimento cognitivo é importante, mas se torna ainda mais efetivo quando a mente está saudável. Continuamos nessa jornada de crescimento do bem-estar e excelência no ensino com foco no desenvolvimento dos nossos estudantes.

 

 

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