A venda de doces das turmas do 8º ano já virou uma tradição no Colégio Cermac e é aguardada tanto pelas turmas que preparam as guloseimas, quanto pelos colegas e colaboradores do colégio.
O trabalho é feito em conjunto nas disciplinas de matemática financeira e Projeto CRS, envolvendo os alunos, os professores e as famílias. No colégio, os alunos se reuniram em grupos, escolheram algumas receitas de doces, pesquisaram e compraram os ingredientes (lição já aprendida com a atividade do mercado realizada no 7º ano), calcularam as quantidades e prepararam a receita para vender aos colegas do Fundamental I e II durante o intervalo.
Cada grupo ficou responsável ainda pela montagem das bancadas, decoração, divulgação, controle de caixa e entrega dos produtos. Os detalhes foram pensados para agradar não apenas o paladar, mas também os olhos dos clientes. Teve brigadeiro, bolo, cookie, cupcake, popcake, pipoca doce e até fondue de chocolate.
Ao término da venda, os alunos ficaram encarregados de somar tudo que foi arrecadado, deixando o dinheiro sob custódia do Colégio. Nas próximas aulas de matemática financeira eles aprenderão a calcular o lucro ou prejuízo de suas vendas.
Finalizada a parte da matemática, entra em cena a solidariedade. Toda a verba arrecadada pelos alunos na venda dos doces será revertida para instituições assistidas pelo Cermac. Sempre que possível, os alunos acompanham a doação dos itens comprados com o dinheiro da venda.
Os alunos saem desta empreitada felizes por terem ajudado o próximo e sabendo, na prática, como calcular o lucro ou prejuízo de uma atividade comercial. Nesta vivência, os alunos do 8º ano aprenderam matemática financeira. O propósito mais importante, no entanto, foi outro: ajudar o próximo.
{gallery}2018vendadedoces{/gallery}